- Anuncie
- Assine

   
 
Diversão & Arte // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


Música
Paul McCartney em edições de luxo

Por Mauro Ferreira


Foto: Brantley Guiterrez

 

Músico vem ao Brasil pela terceira vez para fazer shows da Up and Coming Tour ao mesmo tempo em que relança sua obra pós-Beatles

QUARENTA ANOS APÓS o fim dos Beatles, Paul McCartney continua mobilizando multidões e gerações com suas turnês mundiais. Único do quarteto que manteve a aura de popstar, já que John Lennon (1940 – 1980) se recolheu durante boa parte dos anos 70, McCartney faz no Brasil os shows de encerramento da Up and Coming Tour, com a qual roda o mundo desde 28 de março. Após passar por Porto Alegre no dia 7, ele chega a São Paulo para dois megashows no estádio do Morumbi, nos dias 21 e 22. Os ingressos se esgotaram em poucas horas, numa prova de que o músico permanece um mito. E é de olho nesse público que a gravadora Universal Music põe nas lojas o primeiro título da Paul McCartney Archive Collection, série de reedições da obra pós-beatle do artista. Emblemático álbum de 1973, Band on the Run foi escolhido para abrir a coleção.

De volta às lojas em três formatos, foi o trabalho que consolidou a carreira de McCartney. Naquele ano, apesar de já ter emplacado alguns sucessos avulsos, como “Live and Let Die”, pairava ainda no ar a dúvida se o compositor conseguiria reeditar, sem Lennon, a inspiração da era Beatle num grande álbum. Gravado na Nigéria, com a banda The Wings (que incluía sua mulher, Linda McCartney), Band on the Run dissipou a dúvida com uma série de faixas pulsantes. Entre elas, “Jet” e a música-título, ambas garantidas entre os cerca de 40 números do roteiro da Up and Coming Tour.

O disco é reeditado com farto material adicional na edição dupla e no combo triplo que inclui DVD com quatro vídeos (“Band on the Run”, “Mamunia”, “Album Promo” e “Helen Wheels”), cenas de bastidores dos Wings e documentário produzido pela BBC com performances do artista e banda em estúdio. Ambos os formatos incluem CD-bônus com nove faixas adicionais, destacando “Helen Wheels”, escolhida para promover a reedição. Paralelamente, sai no País também o DVD Live in Canada, registrado em 2008 em Quebec e cujo roteiro inclui “Eleanor Rigby”, “Let it Be” e recentes, como “Only Mama Knows”, entre outras 27 canções.

O músico provou em Band on the Run que poderia fazer um grande álbum, mesmo sem a parceria com Lennon

 

 

Há 17 anos sem cantar no Brasil (suas vindas anteriores foram em 1990 e em 1993), McCartney compensa a espera dos fãs nacionais com um show de quase três horas de duração. O roteiro passa em revista músicas de todas as fases de carreira. Aos 68 anos, ele revive um punhado de clássicos dos Beatles – “All my Loving”, “Hey Jude”, “Day Tripper”, “Lady Madonna”, “Get Back”, “Yesterday” e “Helter Skelter”, entre outros garantidos – e mostra que, para ele, o sonho não acabou há 40 anos.

 

 

 

 

 

   


Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS