- Anuncie
- Assine

   
 
Exposição // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


Diálogos com Miró
Obras do catalão e criações de jovens artistas espanhóis inspiradas no seu legado estão em Brasília

Por Bela Megale

 

“Mujer”, 1969, de Joan Miró

AS CORES E TRAÇOS GEOMÉTRICOS de Joan Miró (1893 - 1983) estão em exposição em Brasília até 21 de novembro. Los 24 Escalones y Joan Miró faz mais do que revelar a diversidade da produção artística do catalão, evidente nas 18 obras de sua autoria que incluem pinturas, litografias, escultura, filme e livro. Ela destaca também a atualidade de seu legado ao propor um debate com projetos realizados por cinco jovens artistas espanhóis que tiveram as criações de Miró como inspiração. O grupo participou de um ciclo que celebrou o aniversário de 25 anos de morte do catalão, em 2008, tendo acesso a espaços restritos da Fundação Miró de Barcelona e à biblioteca pessoal do artista.

O resultado da experiência emerge em olhares críticos e linguagens múltiplas impressas em trabalhos originais, como os murais criados por Juan López que têm as colagens de Miró como referência. Diana Larrea partiu das constelações do artista para criar uma instalação de luzes a ser percorrida pelos visitantes, enquanto Javier Arce questiona os limites da arte brincando com desenhos tridimensionais. O interesse surrealista de Miró aparece no trabalho de Raúl Belinchón. Abigail Lazkoz desvenda as coincidências de sua metodologia com a do artista a partir de seus cadernos e esboços.

O diálogo com outras obras era um desejo do próprio Miró. É com o objetivo de atendê-lo que a Fundação mantém o laboratório de experimentação e investigação Espai 13, com acesso por uma escada de 24 degraus – e por isso o nome da mostra, também referência ao livro de John Buchan, Os Trinta e Nove Degraus.

(Livre)

Museu Nacional do Conjunto Cultural da República – Setor Cultural Sul, Lote 2, Brasília,
tel.: (61) 3325 5220. Até 21/11

 

 

   


Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS