- Anuncie
- Assine

 
 
 
Diversão & Arte // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


Música
U2 de cair o queixo

Mauro Ferreira

 

Fotos divulgação
O palco, estruturado em forma de uma “aranha”, envolve público e músicos
Fotos divulgação

U2 360º at the Rose Bowl, o cinematográfico registro ao vivo da atual turnê, devolve ao quarteto de Bono Vox o título de “maior banda de rock do mundo”

ÁLBUM MEDIANO QUE TIROU O U2 momentaneamente da linha de frente do rock mundial, No Line on the Horizon (2009) rendeu uma turnê monumental, de ambiência inovadora e repôs o quarteto no topo. Status reiterado pelo cinematográfico registro de The U2 360° Tour, captado em outubro, no estádio Rose Bowl, em Pasadena (Califórnia, EUA). Lançado nos formatos DVD e blu-ray, o show impressiona pela grandiosidade. O tratamento das imagens, trabalhadas com contrastes de cores, envolve e transporta o espectador para o espetáculo – qualidade rara em registros audiovisuais de shows, quase todos burocráticos e uniformes.

Em giro mundial previsto para terminar em Roma, em outubro deste ano, a turnê hi-tech inovou, sobretudo, por conta do palco, estruturado pelo arquiteto Mark Fisher na forma de uma “aranha” que envolve público e músicos com suas “pernas” alocadas em estrutura circular, deixando a banda no centro da arena. Ao captar o show, o diretor Tom Krueger explorou ângulos incomuns, possibilitados pela construção do palco gigante. Mas U2 360º at the Rose Bowl não seduz somente pelos efeitos tecnológicos. Estes servem tão somente ao “senhor” Bono Vox, que faz sua pregação messiânica em roteiro que agrega, em 23 números, músicas do último álbum, clássicos (“Sunday Bloody Sunday” e “With or Without You”, entre eles) e temas menos batidos (caso da balada “In a Little While”,do álbum de 2001 All That You Can’t Leave Behind). O coro que acompanha “I Still Haven’t Found What I’m Looking for” atesta o poder doutrinador do canto de Bono, que emenda a canção com “Stand by me”.

O registro não se limita a reproduzir o show. A edição dupla exibe o documentário Squaring the Circle: Creating U2 360°, que detalha a criação e a construção da turnê, e vídeos de músicas de No Line on the Horizon, como “Magnificent” e “Get on your Boots”. Enfim, é um registro digno de turnê grandiosa que, infelizmente, não incluiu o Brasil em sua rota mundial.

 

 

 



Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS