- Anuncie
- Assine

 
 
 
Diversão & Arte // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


Exposição
Cinco motivos para ver Ouros de Eldorado: Arte pré-Hispânica da Colômbia
A exposição traz à Pinacoteca 250 peças em ouro e 40 achados arqueológicos. Os objetos foram produzidos por indígenas que viveram na região da atual Colômbia, de 500 anos antes de Cristo até a ocupação europeia, em 1500

Fotos Divulgação

Coruja representando os "Animais Fantásticos". Abaixo, representação humana datada de 600 d.C.

Nada primitivo

A exposição contesta as associações feitas entre memória indígena e a ideia de primitivo. O que se vê a partir das peças são povos dotados de riquezas material, cultural e simbólica com pleno domínio de técnicas metalúrgicas.

Primeira vista

As peças são exibidas pela primeira vez no Brasil celebrando o bicentenário da independência da Colômbia. Todas pertencem ao Museo del Oro del Banco de la Republica, que concentra o maior acervo mundial de ouro das civilizações pré-hispânicas.

Mundo fantástico

Uma viagem paralela é feita pelas salas temáticas "Animais Fantásticos" e "Homem Animal". Rãs, morcegos, aves, lagartos, caracóis, entre outras espécies, integram uma fauna dourada onde o real se confunde com o imaginário. Homens têm as pernas trocadas por caudas e braços por asas remetendo ao poder de transformação dos xamãs.

A simbologia dos metais

Os objetos evidenciam a importância religiosa e hierárquica da metalurgia e do ouro, à medida que as peças eram essenciais nos rituais sagrados. Elas também mostravam a posição social dos indivíduos.

Palitos de Cal

Além da ininidade de objetos, como colares, narigueiras, peitorais, destacam-se os palitos de cal utilizados nos rituais religiosos. Na ponta de cada um, há pequenas formas animais, humanas e antropozoomóricas com detalhes esculpidos com uma precisão similar ao de uma escultura clássica. (Livre) Bela Megale

Pinacoteca do Estado - Praça da luz, 02, tel: (11) 3324-1000. Até 22/08

 



Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS