- Anuncie
- Assine

 
 
 
Diversão & Arte // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


Exposição
Desenhistas em campo

Bela Megale

 

Craques do Cartum na Copa aborda, a partir de traços dos maiores cartunistas nacionais, a influência do futebol na cultura brasileira.

 

 

CÁRCAMO, CHICO CARUSO, Dálcio Machado, Fernandes, Gustavo Duarte, Henfil, Mauricio de Sousa, Miécio Caffé, Otávio, Paulo Caruso e Ziraldo são os 11 escalados pelo técnico, ou melhor, curador e presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil, José Alberto Lovetro, para integrarem a exposição Craques do Cartum na Copa, em cartaz simultaneamente nos Centros Culturais Banco do Brasil de São Paulo e Rio de Janeiro, durante o campeonato mundial.

 

Fotos: Divulgação

 

Cartuns, charges e caricaturas de grandes mestres do traço nacional revelam as influências culturais exercidas pelo esporte mais popular do Brasil, que não por acaso carrega o nome de “País de Futebol”. Torcidas, jogadores, partidas e cenas históricas das Copas do Mundo, todos são dignos de retratos únicos. Em campo, cinco desenhos originais de cada artista, totalizando 55 obras consagradas ou inéditas, como o personagem Dieguito, criado por Mauricio de Sousa em homenagem ao argentino Diego Maradona e nunca publicado.

Os craques da Seleção de Dunga de 2010 também têm vez. Todos ganharam reproduções de corpo inteiro e em tamanho original feitas pelo próprio curador. “Essa exposição visa reconhecer e valorizar o talento e a criatividade de nossos artistas gráficos que, assim como o nosso futebol, são respeitados em todo o mundo”, diz Marcelo Mendonça, diretor do CCBB São Paulo. A cenografia de Jefferson Candotti completa o show de bola com os desenhos da torcida de Carvall, simulando um campo com gramado e torcida. Estendendo o verde e amarelo aos debates, o CCBB organiza um ciclo de palestras intitulado “Brasil, Futebol e Livros”, além da mostra cinematográfica “Futebol de Primeira!”. (Classificação indicativa: a conferir)

 

 

1 | 2 | Próxima >>



Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS