- Anuncie
- Assine

 
 
 
Trajetória // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


De paquita a princesa
Apaixonada por cinema, a atriz Juliana Baroni encarna a diva Grace Kelly em ensaio exclusivo para Gente, conta como foi difícil viver a primeira-dama Marisa Letícia em Lula, O Filho do Brasil e diz: "Estou solteira porque não tenho tempo"

Bruno Deminco / Fotos Luciana Avellar/ Ag. IstoÉ

Bastaria um “não” do pai ou da mãe para Juliana Baroni desistir de seguir o caminho mais desejado por qualquer adolescente dos anos 1980. Afinal, ela tinha apenas 11 anos e ainda morava em Limeira, no interior de São Paulo, quando mandou uma carta com foto para o concurso que iria escolher novas Paquitas para o Xou da Xuxa. Quatro meses depois, ela estava sozinha em casa quando recebeu uma ligação da produção do programa. “Eu fiquei muda, mas a pessoa insistiu: ‘preciso falar com sua mãe’”, lembra. Depois de perceber que não era um trote, dona Riva deu seu aval e a menina seguiu acompanhada pelos pais para a capital paulista e ficou entre as cinco finalistas entre 1.200 candidatas. Quando foi ao Rio de Janeiro para a final, ela sentia como se tivesse ganho na loteria. “Fiquei em um hotel incrível, gravei três programas com a Xuxa, conheci as Paquitas e ainda ganhei o concurso”. Pronto! O sonho havia se tornado realidade. A mãe ficou no interior com os dois filhos mais novos e o pai, Rui, conseguiu transferência do emprego e foi morar com Juliana no Rio. “Eu acho que foi uma atitude muito sensata deles, porque não sabiam quanto tempo ia durar essa brincadeira.”

A tal brincadeira durou cinco anos. Mas quando seu principado como Paquita chegou ao fim, Juliana decidiu se apoiar em uma outra paixão para seguir a carreira artística: o cinema. Ela lembrou da dica que Paulo Sérgio Almeida, diretor do sucesso teen dos anos 90 Sonho de Verão, lhe deu. Todas as Paquitas haviam feito o teste para o papel de uma menina rica, porém triste, que ficava muda por causa de um trauma, mas foi Juliana quem conseguiu. “Ele perguntou se eu fazia [o curso de teatro] Tablado e eu disse não. Ele disse: ‘Você tem talento para ser atriz, nunca esqueça disso’. E eu nunca esqueci.”

Vestido Maria Bonita Extra
Sapatos Lanvin para Avec Nuance
Colar Fizpan

Depois de filmes adolescentes, como Lua de Cristal (1990) e personagens mais adultos, como a sensual Vanessa, de Polaroides Urbanas (2006), Juliana encontrou no cinema seu maior desafio profissional: dar vida à primeira-dama Marisa Letícia em Lula, O Filho do Brasil. “Foi uma responsabilidade muito grande porque é uma pessoa que está aí e todo mundo conhece. Minha sorte é que ela não é uma figura tão exposta quanto Lula”. Juliana até tentou um encontro com dona Marisa para compor sua personagem, mas suas agendas não coincidiram. O diretor Fábio Barreto achou melhor que a atriz ficasse livre para criar sua própria versão. A sorte é que as duas têm muita coisa em comum. Ambas são arianas, nascidas no interior de São Paulo e de famílias com ascendência italiana. De algumas entrevistas e do documentário Entre Atos (2002), que narra os bastidores da eleição que colocou Lula no poder, a atriz se apegou a pequenos trejeitos da mulher do presidente. Na estreia do longa no Festival de Brasília, no ano passado, elas tiveram a chance de assistir ao filme juntas. “Ela me dizia: ‘Eu faço assim mesmo. Faço isso com a boca. Meu dedinho você também imitou’”, lembra Juliana, emocionada com a aprovação. Mas a atriz quer alçar outros longos voos no mundo da sétima arte. Ela se formou na faculdade de cinema e durante o curso fez direção de arte, escreveu roteiro, dirigiu e até cuidou do figurino de alguns trabalhos, mas sempre acabava como atriz. “É que tinha poucas atrizes no curso”, justifica.

 

1 | 2 | 3 | Próxima >>



Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS