- Anuncie
- Assine

   
 
Diversão & Arte // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


Cinema
Guerra feita de mentiras

Jonathan Olley

Matt Damon é o soldado que desvenda a farsa que motivou a invasão do Iraque em Zona Verde, um thriller de tirar o fôlego

Zona Verde é uma área no centro de Bagdá onde funcionou a Autoridade Provisória de Coalisão após a tomada do Iraque, em 2003, pelos Estados Unidos. O oficial interpretado por Matt Damon pouco desfruta desse lugar, seguro pelas forças anglo-americanas, porque ele lidera a equipe de busca pelas armas de destruição em massa que suscitaram a invasão. O diretor Paul Greengrass registra a ação com sua câmera nervosa, rente aos personagens, como se quisesse inserir o público naquele caos. Esse estilo semidocumental é potente e segurou a tensão em Voo United 93 e nas duas aventuras de Jason Bourne que o cineasta rodou com Damon.
O filme mostra como o que parecia tiro certo vira um grande ponto de interrogação quando o pelotão esbarra com locais vazios, como uma fábrica desativada de vasos sanitários. A retidão com que o soldado investiga a verdade sobre o arsenal de Saddam Hussein banha o personagem com humanidade e só aumenta a adrenalina do enredo, pois há gente graúda do governo que não o quer bisbilhotando. O excelente roteiro de Brian Helgeland (Sobre Meninos e Lobos) é ficcional, embora livremente inspirado em obra do jornalista Rajiv Chandrasekaran. E o que se vê na tela certamente incomodará quem apoiou o ataque.
(Classificação indicativa: a conferir) Suzana Uchôa Itiberê

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>
   


Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS