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Gastronomia
Direto do Brooklyn

Marina Monzillo

O bairro de Nova York é o coração da produção artesanal da bebida nos Estados Unidos; é de lá que vêm os novos rótulos que desembarcam no Brasil

QUANDO SE PENSA em cerveja americana, geralmente uma só marca vem à cabeça. Mas o fato é que existem mais de 1.500 cervejarias nos Estados Unidos, e o bairro do Brooklyn, em Nova York, é o coração da produção artesanal da bebida. "Os 12 anos da Lei Seca foram um baque na cultura cervejeira. Quando a produção foi retomada, veio padronizada. Mas hoje essa cultura é vibrante. Houve uma revolução nos últimos 20 anos", explica Garrett Oliver, mestre-cervejeiro da Brooklyn Brewery, que tem crescido 20% ao ano.

Quatro dos principais rótulos da cervejaria acabam de chegar ao Brasil. A Brooklyn Lager (R$ 9,90) é a best-seller, responsável por 50% das vendas da marca. "Segue o estilo vienense, com malte caramelizado", conta Oliver. A Brooklyn Local 1 (R$ 49) é um produto novo, há apenas três anos no mercado. Tem alto teor alcoólico, 9%, leve aroma de tabaco, e lembra um champanhe, pela fermentação e pela garrafa rolhada. A Brooklyn East India Pale Ale (R$9,90) é a mais exótica do catálogo. É inspirada nas India Pale Ales produzidas na Inglaterra no século 19. Um sabor cítrico prevalece junto ao amargor. "É bem maltada, seca e forte", comenta o mestre- cervejeiro. Completa a lista a Brooklyn Brown Ale (R$ 9,90), que segue o estilo das tradicionais Brown Ales inglesas, com maltes tostados.

 

 

 

 


Dica Gourmet
Antonio Fagundes

"São Paulo é uma beleza porque tem muitas opções. Costumo ir sempre a alguns restaurantes como o Vento Aragano (av. Rebouças, 1.001, tel: 113083- 4265), uma churrascaria de que gosto muito; o Tatini (r. Batataes, 558,
tel: 11 3885-7601), de culinária internacional voltada para a italiana, e que é muito interessante."

 

 

 

 

 

 

 

   


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