- Anuncie
- Assine

 
 
 
Diversão & Arte // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


Música
200 anos de Chopin

Aina Pinto


Freire evidencia o tom introspectivo das peças

CD em que pianista Nelson Freire toca 20 Noturnos do compositor é destaque entre os tributos prestados ao compositor, em discos e concertos, no bicentenário de seu nascimento

ÍCONE DA ERA ROMÂNTICA, o compositor polonês Frédéric Chopin (1810 - 1949) é dono de uma das obras mais populares do universo erudito. E o bicentenário de seu nascimento, este ano, tem motivado lançamentos de pianistas. Um dos mais importantes é o novo álbum de Nelson Freire, o duplo Chopin - The Nocturnes, editado pela gravadora Decca e lançado no Brasil pela Universal Music. Referência mundial em seu instrumento, Freire evidencia o tom mais introspectivo dessa parcela da obra do compositor.

Paralelamente, a gravadora alemã Deutsche Grammophon edita álbum considerado histórico por amantes da música erudita: Argerich Plays Chopin. O CD perpetua as primeiras gravações da reclusa pianista argentina Martha Argerich. Os registros foram feitos em 1967, no início da carreira dela, e até então estavam restritos aos arquivos de emissoras de rádio de Berlim. Da mesma gravadora, vem a coletânea Gold, que reúne 32 gravações que cobrem um período que vai de 1954 a 2009. Paralelamente às edições dos discos, serão realizados ao longo do ano numerosos concertos nas principais capitais do Brasil. A abertura do Ano Chopin no Brasil foi feita por Nelson Freire no último dia 13, na Sala São Paulo.

 

 

 

 

1 | 2 | Próxima >>



Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS