- Anuncie
- Assine

 
 
 
Trajetória // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


Nelly Furtado no Brasil
A cantora canadense, que volta a se apresentar no País, conta como aprendeu a falar português ainda criança e confessa seu amor pela música de Tom Zé, Caetano Veloso e Daniela Mercury

Bruno Deminco

Divulgação
“Meus pais me colocaram em um curso de português para que eu pudesse escrever cartas para minha avó”, conta Nelly

“FAZ OITO ANOS, ACTUALLY”. Foi assim, com esse idioma globalizado, que Nelly Furtado se lembrou da primeira vez que esteve no Brasil, em 2002, para shows da turnê de seu álbum de estreia, Whoa Nelly!. Filha de açorianos, ela nasceu no Canadá, mas, desde cedo, se acostumou com a língua de seus pais. “Eles me colocaram em um curso de português para que eu pudesse escrever cartas para minha avó”, lembra a cantora, que ainda fala inglês e espanhol fluentemente. A boa relação de Nelly com a língua portuguesa fez com que ela se tornasse grande fã da música brasileira. Movimentos como bossa nova, tropicália e até o samba foram essenciais para a criação do primeiro disco da artista. “Usamos alguns samplers e instrumentos como a cuíca e o berimbau”, conta Nelly, que é admiradora de Tom Zé, Maria Bethânia e Daniela Mercury. “Ela tem muita energia e alegria, elementos que eu acho universais para a música”, diz ela, sobre a cantora baiana. Em seu segundo álbum, Folklore, Nelly gravou uma parceria com Caetano Veloso no hit “Island of Wonder”.

Depois do sucesso de Loose (2006), totalmente influenciado pelo hip-hop do produtor Timbaland, a artista volta ao Brasil para os shows do CD Mi Plan, que é todo em castelhano. Atualmente ela é casada com o engenheiro de som cubano Demacio Castellón, mas tem uma filha, Nevis, nascida em 2003, do relacionamento com o DJ Lil’ Jaz. “Em casa nós conversamos muito em inglês, um pouco em espanhol e outro pouco em português. Mas ela aprende francês na escola, então vai poder falar várias línguas”, revela. No Brasil, Nelly se apresenta na quintafeira 25, em Porto Alegre, no sábado 27, em São Paulo, e no domingo 28, no Rio de Janeiro.



Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS