- Anuncie
- Assine

 
 
 
Diversão & Arte // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


Exposição
Cinco motivos para ver Chagall
Mostra com três séries completas feitas pelo artista plástico russo está em cartaz no Masp em O Mundo Mágico de Marc Chagall

Aina Pinto

“Dafne e Lycénion”, 1961, obra de Chagall exposta em São Paulo
AS CORES Dafne e Cloé foi feita em guache e, depois, transformada em litogravura. Nesse processo, chegaram a ser usadas 25 matrizes e 25 impressões para se conseguir as cores desejadas pelo artista. O resultado é tão vibrante que em imagens como “O Eco” e “Primavera na Pradaria” tem-se a sensação de que nem em sonho aquela história seria mais bonita.

DIMENSÕES Em Dafne e Cloé, as figuras humanas são parte integrante do cenário onírico. Na série A Bíblia, os personagens se agigantam de acordo com sua importância, e a atmosfera é diferente. Com os desenhos feitos em preto, explorando luzes e sombras, as poucas cores foram aquareladas pelo artista em tons mais fluidos e delicados.

TÉCNICA As gravuras foram usadas por Chagall pela primeira vez nas ilustrações de sua autobiografia, cuja primeira edição, de 1931, em francês, está na mostra. Fábulas de La Fontaine, um dos primeiros trabalhos assim, é quase um estudo do que seria, depois, A Bíblia.

RELIGIÃO Judeu, o artista não deveria representar em desenho as palavras sagradas, mas ele recebeu o convite para ilustrar o Pentateuco bíblico e aceitou. A série A Bíblia tem 105 gravuras aquareladas à mão e é considerada um dos pontos altos de sua carreira.

CHAGALL Além das três séries, há alguns trabalhos avulsos. Um deles, o “Autorretrato com Chapéu Enfeitado”, é considerado um dos mais importantes do século 20. (Livre)

 

 

Masp – av. Paulista, 1578, tel. (11) 3251-5644. Até 28/03.

 

 

 

 



Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS