- Anuncie
- Assine

 
 
 
Livros // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


Que mistério tem Clarice
Biografia da escritora brasileira feita pelo jornalista americano Benjamin Moser chega agora ao Brasil

Biografia de Clarice Lispector inclui a história da família, que migrou da Ucrânia

NO INÍCIO DE CLARICE, (Cosac Naify, 648 págs., R$ 79), o autor Benjamin Moser conta sobre uma passagem da escritora pelo Egito e revela que ela não gostou do local. Diz que Clarice Lispector nunca mais voltou àquele país e que, anos mais tarde, escreveu sobre a Esfinge: "Não a decifrei. Mas ela também não me decifrou."

O livro, lançado nos Estados Unidos em agosto deste ano com o nome Why This World, chega ao Brasil com um título Clarice, (lê-se "Clarice vírgula") que cita Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres, romance de 1969 que começa com uma vírgula. Apesar das muitas citações, a biografia não usa os textos da própria Clarice Lispector para narrar sua personalidade.

Na pesquisa, Moser incluiu desde a história da família, saída da Ucrânia no início do século 20, fugindo da perseguição aos judeus, e mostrando como isso influenciou Clarice - não apenas pela doença da mãe dela, que fora estuprada e morreu de sífilis, como também pela busca espiritual por meio da palavra.

Nos Estados Unidos, quando lançada, a biografia ganhou destaque na imprensa internacional. O New York Times lembrou que a poeta Elizabeth Bishop, que foi tradutora de alguns livros de Clarice para o inglês, dizia que ela era melhor que Jorge Luis Borges. E cita outro tradutor, Gregory Rabassa, que dizia que Clarice parecia Marlene Dietrich e escrevia como Virginia Woolf.

 



Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS