 |
Pato com ameixas com purês é uma das criações da cozinheira
|
SE FOR POSSÍVEL, A ALMA DO restaurante A bela Sintra acaba de ficar ainda mais portuguesa. Depois de várias vindas para festejados eventos gastronômicos, a chef Ilda Vinagre, natural da região do Alentejo, definitivamente trocou Lisboa, onde morava, por São Paulo.
Ela passa a dividir os fogões com o cozinheiro Valderi Gomes, e sua mão já está presente no menu da casa do restaurateur Carlos Bettencourt em criações como o pato com ameixas, purês de brócolis e de batatas (R$ 77) e no bacalhau como se faz na fazenda (R$105), que leva berinjela, abobrinha, pimentões, cogumelos, tomates, batatas e azeite. A paixão brasileira pelo peixe, inclusive, é causa de admiração à portuguesa. "Nunca vi se comer tanto bacalhau como aqui.
Em lugar nenhum do mundo é assim", conta ela, que morou seis anos nos Estados Unidos a convite do embaixador de Portugal no país e já preparou jantares em Macau e na China. Ela compara nossas predileções com as dos portugueses: "Além do bacalhau, o camarão também é muito pedido aqui. Por outro lado, come-se menos carne de porco do que em Portugal". Ilda, que tem 30 anos de experiência, explica que sua cozinha é a tradicional lusitana.
"Sempre cozinhei assim, faço tudo com azeite. A comida portuguesa é saudável, ao contrário do que algumas pessoas acham", diz. Além de cuidar do menu do A bela Sintra, a simpática chef ainda dará seu toque ao cardápio do Trindade e do bufê Bela Sintra, outros dois empreendimentos de Bettencourt.
Marina Monzillo
A bela Sintra - r. Bela Cintra, 2.325, Cerqueira César, tel. (11) 3891-0740.