- Anuncie
- Assine

 
 
 
Paulo Borges // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 







BRASILEIRISMOS
"Há quem diga que somos o país do futuro.
Há quem diga que somos o país do futebol.
Há quem diga que somos o país da gandaia,
das festas, do carnaval, dos afetos.
O país do oba-oba, do jeitinho, da simpatia.
Há quem diga que somos o país da diversidade e das misturas.
Há quem diga que somos o país da caipirinha e do êxtase.
O país das bossas, da liberdade e da libertinagem.
O país da floresta, a salvação do mundo.
O país do Pelé e dos Ronaldinhos, da Carmen Miranda
e do Zé Carioca, do Caetano e dos Gilbertos e das Giseles.
O país de Ipanema, Iara, moqueca, Iracema e jacarandá.
Do babaçu, da brancarana e das fulôs.
Da prosa e do biquíni"

SERÁ?

Carmen Miranda será homenageada com exposição no próximo SPFW, pelo centenário de seu nascimento: primeira cria globalizada

ESTE TEXTO/POEMA foi escrito por minha amiga e companheira de trabalho Graça Cabral, e é resultado de muitas reuniões que tivemos sobre o próximo São Paulo Fasiohn Week (SPFW). Uma turma enorme, que inclui Daniela Thomas, Felipe Tassara, Gustavo, Denise, Augusto, e por aí vai...

Há anos temos discutido a tal da identidade brasileira, aquela que vai nos libertar para o futuro, e não continuar nos aprisionando como um país de Terceiro Mundo, porém exótico, curioso, divertido e, é claro, com muito sexo.

Somos tudo isso, incluindo o sexo, mas somos muito mais, e precisamos entender o que somos, quem somos, para podermos dar o devido valor a toda essa somatória de características que nos torna um país de futuro, sim. Porque somos jovens, com energia, criativos, com ginga para enfrentar mais uma crise mundial e, enfim, esculpir para as próximas gerações um país que se orgulha de sua negritude, do seu samba e carnaval, de suas baianas, da sua gastronomia, de todos os seus valores.

A moda é um sistema de códigos complexo, que sempre vai retratar um momento específico da sociedade e, por isso, ela tem um apelo tão forte na relação com a mídia, no mundo todo. Devemos estar sempre atentos à construção dessa cultura, para não cairmos em ciladas colonizadoras.

Isabeli Fontana: depois do segundo filho, a top voltou com tudo ao universo fashion e novamente está entre as primeiras no ranking das melhores do mundo
"Daria Werbowy vem para o SPFW, em janeiro, muito provavelmente, Kate Moss também!"

Vamos olhar para o futuro: 2009 deve ser um ano de grandes cobranças. O mundo está de presidente novo - um negro, viva! -, e os astros, seja na China, seja na Bahia, não mentem: nenhuma conquista virá sem grandes esforços. Nada mal para o povo brasileiro, que está habituado a encarar desafios. E sempre com muita alegria! Gente de sorriso fácil e risada contagiante, a nação brasileira é um encanto para o mundo que até hoje tenta desvendar a fórmula secreta da nossa felicidade. Estaria ela no samba, nas mulatas, nos pandeiros, no futebol, nas torcidas, na moqueca e no dendê, nas festas, na caipirinha, nos biquínis ou... na Gisele Bündchen?

É por isso, e por mil motivos mais, que eu e toda a minha equipe elegemos os brasileirismos para tema do próximo São Paulo Fashion Week, em janeiro de 2009. Carmen Miranda será presença marcante no evento: como poderíamos não falar da pequena notável, a mulher brasileira que foi a nossa primeira cria globalizada, a síntese do south american way?

Teremos supermodelos internacionais (Daria Werbowy vem e, muito provavelmente, Kate Moss também!) e, é claro, a presença das nossas uber models Gisele Bündchen, Isabeli Fontana, Raquel Zimmerman, Carol Trentini, e tantas outras...

A cenografia sempre primorosa de Daniela Thomaz e Felipe Tassara, exposições, instalações e, é claro, os melhores desfiles do Brasil.

Preparem-se, chacoalhem a poeira, abram um belo e grande sorriso no rosto que 2009 está chegando e estamos preparando um caldeirão de felicidade para despejarmos em todos!

CARMEN MIRANDA

"Antes de se tornar a falsa baiana internacional, bem antes de ascender ao posto de deusa do camp (e de fato aquela imagem de um infinito de bananas partindo do topo de sua cabeça que Busby Berkley, com sua tendência de produzir visões de êxtase místico, criou, é a confirmação de sua divindade), Carmen Miranda tinha deixado no Brasil o registro abundante da sua particular reinvenção do samba. A agilidade da dicção e o senso de humor jogado no ritmo são a marca de uma mente esperta com que descobriríamos que tínhamos muito o que aprender.

Na época de Carmen bastava fazer um barulho percussivo que fosse facilmente reconhecido como latino e negróide. Mas ela ("...) representou o pioneirismo de uma história que ainda se desenrola e hoje parece mais fascinante do que nunca: a história das relações da música muito rica de um país muito pobre com músicos e ouvintes de todo o mundo."

Caetano Veloso in "O mundo não é chato", Companhia das Letras, 2005

Gisele Bündchen também virá para o SPFW

Copyright © 2008 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS