- Anuncie
- Assine

 
 
 
Livros // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 







Acenos e Afagos
Premiado escritor gaúcho mergulha num universo de culpa e frustração

Marcelo Lyra

Fotos: DIVULGAÇÃO
João Gilberto Noll aborda o homossexualismo

EM SUA ESTRÉIA na editora Record, o premiado escritor gaúcho João Gilberto Noll traz Acenos e Afagos (206 págs, R$ 32), um mergulho no universo gay, onde o sexo funciona como fuga de um mundo no qual o personagem não se enquadra. Na verdade, ele vive em eterno conflito com sua homossexualidade, a frustração por não assumir um relacionamento “proibido” e a culpa por não se realizar num casamento hétero.

Em clima de pesadelo, Noll começa com a descoberta da sexualidade do personagem ainda pré-adolescente, durante uma luta com um amigo por quem manterá uma paixão a vida toda. Frustrado, ele sai em uma frenética procura por prazer, que se revela uma viagem em busca da identidade.

A narrativa é repleta de viradas, com o personagem perambulando como um veleiro levado pelos ventos do sexo. Ao mesmo tempo, há um clima de realismo fantástico, não só por fetiches como um submarino alemão tripulado por sodomitas, mas também por uma morte e uma mudança na sexualidade.

O relato, em primeira pessoa, é duro, sujo e sem concessões. Nesse sentido, lembra um pouco o cubano Pedro Juan Gutierrez. A obsessão sexual e a busca inconsciente por punição o aproximam também do cineasta e escritor Pier Paolo Pasolini. Mas o que mais impressiona é que o autor vai num fluxo único, sem parágrafos, capítulos e com muitos saltos temporais. Dito assim, pode parecer cansativo, mas a narrativa é construída de forma tão envolvente que o leitor acompanha magnetizado, do começo ao fim.

 


Copyright © 2008 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS