Especial • Home• Revista 10/3/2008
DIA DA MULHER
Eliana Tranchesi
A empresária, protagonista de um dos grandes cases do mercado de luxo no mundo e pintora nas horas vagas, inaugura na Daslu novo espaço para grifes brasileiras e lança uma segunda marca nacional, criada por seus filho

WELISON CALANDRIA
“Seguir em frente faz com que a gente dê certo”
Ivete Sangalo
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Viviane Senna

Eliana Tranchesi adora lápis de cor. Sobre sua mesa de trabalho, na Daslu, dois copos transparentes e robustos organizam uma profusão colorida deles, todos apontadíssimos. “Sempre faço reuniões de trabalho desenhando e pintando”, sorri a empresária. É um hábito que, de vez em quando, faz ressurgir a jovem Eliana Piva, com licenciatura plena em Artes Plásticas. Nesses momentos, pincéis e tintas também ajudam a relaxar o espírito frenético da protagonista do maior case do mercado de luxo brasileiro e referência mundial no cenário fashion. Sob o sol, em sua casa no Morumbi em São Paulo, Eliana pinta telas, algumas presenteadas a amigos.

Na Daslu, que festeja 50 anos após expressiva volta por cima, a empresária desenha com cores fortes o novo momento do templo de luxo. “Pagamos R$ 77 milhões de impostos no ano passado. Seguir em frente faz com que a gente dê certo”, diz Eliana, sobre a crise gerada por processos de sonegação fiscal, em 2005. O retorno à rotina de glamour foi marcado pelo primeiro desfile da Chanel no Brasil. Em abril, Tom Ford desembarca no Brasil direto para um de seus corners, assim como as grifes Balenciaga e Miu Miu. O Shopping Cidade Jardim, novo endereço do luxo em São Paulo, abre suas portas com uma loja da Daslu.

Entre obras numa área de 1.400 metros quadrados no endereço da Villa Daslu, no Itaim, Eliana anuncia a abertura do Village 284, um espaço exclusivo para marcas brasileiras, como Osklen e Forum Tufi Duek. Junto vem o lançamento de uma segunda marca da Daslu: a 284. O número é referência ao antigo endereço da loja – rua Domingos Leme 284 – e a criação da marca foi idéia dos filhos, Dinho e Luciana Tranchesi, de 22 e 18 anos. “Vai ser uma grife voltada para a nova geração”, define ela.

A parceria com a BRMalls significou um acordo de peso e transfere para a maior empresa de shopping centers do País a função de administrar 70 lojas que compõem o complexo comercial, sem envolver a grife Daslu e as marcas estrangeiras que a loja representa. A arrancada rende cada vez mais projeção internacional a Eliana. Na edição de fevereiro da revista Stella, do jornal britânico The Sunday Telegraph, ela é tema de uma matéria especial: está entre os cinco novos expoentes da cena fashion mundial. (GISELE VITÓRIA)