Agito • Home• Revista 19/2/2008
Entre amigos
A minissérie queridos amigos retrata histórias de pessoas que viveram o período da ditadura no país

TEXTO THAÍS BOTELHO FOTOS SAMIR BAPTISTA/AG.ISTOÉ

O ator Dan Stulbach, 37 anos, foi o primeiro a acreditar que o romance Aos Meus Amigos, escrito em 1992, por Maria Adelaide Amaral, pudesse virar uma grande obra televisiva. “Amei o livro e logo pensei que pudesse vê-lo transformado em uma minissérie”, contou ele no domingo 17, durante a exposição homônima que reuniu cerca de 41 obras de 18 artistas plásticos das décadas de 70 e 80, e marcou o lançamento de “Queridos Amigos”, próxima minissérie da Rede Globo. No evento, Dan, que viverá seu primeiro protagonista na tevê, será Léo, personagem inspirado no jornalista Décio Bar, amigo da autora desde os tempos de colégio, que morreu durante a ditadura. “Este ano decidi que só vou me dedicar aos trabalhos em que realmente acredito, como este”, declarou, emocionado. A festa trouxe várias recordações para os convidados. “Lembro de vários fatos relatados por meu pai (o ator Jonas Bloch) e de como ele se revoltou com a morte do jornalista Vladmir Herzog”, disse a atriz Débora Bloch. Na série, ela vive a pintora Lena, que deixa o marido e a filha para viver um grande amor ao lado de um artista plástico. “Acredito que tenho em comum com meu personagem a inquietação de lutar por um ideal.”

Denise Fraga, que também faz parte do elenco, falou sobre a personagem Bia, uma jovem torturada durante o período. A atriz acredita que o grande mote da história é a amizade. Na trama, ela vive com a mãe, Iraci, interpretada por Fernanda Montenegro, uma viúva que arruma namorados em bailes. “Fiz algumas aulas de dança com o Carlinhos de Jesus e adorei”, contou Fernanda, aos risos.

Obra adaptada
A história se passa em 1989, quando Léo, ao descobrir que sofre de uma doença terminal, resolve se reaproximar de seus amigos e viver momentos inesquecíveis. Entre os atores do elenco estão Fernanda Machado, que chegou com o namorado, o fotógrafo Marcelo Faustini, Guilherme Weber, Matheus Nachtergaele, Araci Balabanian, Maria Luísa Mendonça, Bruno Garcia, Tarcísio Filho, entre outros. Com a direção de núcleo de Denise Saraceni, a minissérie Queridos Amigos estréia na segunda- feira 18 e terá 25 capítulos. Na trilha sonora estão músicas de Gonzaguinha, Chico Buarque, Elis Regina e Milton Nascimento.

1 Dan Stulbach e Guilherme Weber
2 A atriz Nathália Timberg ao lado de Fernanda Montenegro
3 Denise Fraga cumprimenta a amiga Débora Bloch
4 A autora Maria Adelaide Amaral saúda o prefeito Gilberto Kassab
5 Fernanda Machado e o namorado, Marcelo Faustini
6 Maria Luísa Mendonça faz pose com o amigo Matheus Nachtergaele