Gastronomia • Home• Revista 12/2/2008
Novidades
Saudáveis e saborosos
BeFresh e Frutaria São Paulo são opções para quem busca refeição equilibrada com toque gourmet

Fotos: DIVULGAÇÃO
Salvador Ferreira de Almeida, do BeFresh, trouxe da Europa o conceito Ready to Eat

Estresse, poluição, falta de tempo. Os males da vida moderna têm feito muita gente procurar soluções mais saudáveis no dia-a-dia. Além da busca por exercícios físicos, meditação e ioga, a preocupação com a alimentação é uma realidade. A demanda por refeições mais equilibradas tem se refletido na abertura de restaurantes com esse tipo de cardápio na cena gastronômica paulistana.

Leia também

Cinema
Exposição
Música
Livros
Teatro
Internet
Televisão
Gastronomia

Inaugurados há alguns meses, a Frutaria São Paulo, perto do Parque do Ibirapuera, e o BeFresh, no Itaim Bibi, oferecem pratos naturais, orgânicos, com baixo nível de gordura e zero de açúcar, porém com toques de culinária gourmet. “Quando se fala em menu saudável, logo pensam em restaurante vegetariano, ou, pior, em uma comida sem gosto e sem graça. Mas é possível ser saudável e saboroso ao mesmo tempo”, explica o português Salvador Ferreira de Almeida, um dos sócios do BeFresh.

O restaurante traz um conceito inovador, o Ready to Eat. Além do salão, onde são servidas criações do chef Fernando Blanco, há na entrada da casa, ao alcance dos fregueses, uma geladeira com sanduíches, wraps, saladas, sucos e smoothies frescos e prontos para ser levados. “Na Europa, existem redes muito famosas, como a Pret A Manger, com essa proposta”, conta Salvador.

Fotos: DIVULGAÇÃO
“QUICHE INTEGRAL DE ESPINAFRE” (acima), com alho poró e chèvre (queijo de cabra), acompanhada da salada da casa (R$ 19,90), da Frutaria São Paulo; e “LINGUADO AO PÔR-DOSOL” (à esq.), ao molho de laranja e gengibre, com camarões e rolinhos de abobrinha recheados com ricota (R$ 35,00), do BeFresh

Já a Frutaria buscou a inspiração mais perto, nas casas de sucos cariocas. O cardápio, desenvolvido pela chef Adriana Cymes, tem, por exemplo, omeletes feitas somente com as claras dos ovos, o que diminui o teor de colesterol e as calorias do prato.
Marina Monzillo