Salvador Musas • Home• Revista 6/2/2008
O axé de Naomi
A top model inglesa rende-se às origens afro e se diverte em sua estréia na folia baiana

TEXTO BIANCA ZARAMELLA E GABRIELA PESTANA, DE SALVADOR

MARCELO LISO/ AFB PRESS
AFRICANA
Com os trajes típicos do Ilê Ayê, Naomi assiste à passagem dos trios no circuito Barra/Ondina no sábado 2

Naomi Campbell ficou deslumbrada em sua primeira incursão ao Carnaval de Salvador. No sábado 2, a modelo inglesa desembarcou na capital baiana para aproveitar os dias de folia a convite do publicitário Nizan Guanaes. A top mal teve tempo de deixar as malas no hotel Convento do Carmo e foi conhecer de perto o tradicional bloco Ilê Ayê, no bairro do Curuzu, no subúrbio soteropolitano. Lá, foi recebida pela mãe-de-santo Ilda, líder do grupo. Emocionada, a top chorou ao vestir o tradicional figurino do bloco de origem africana com a ajuda da rainha Adriana. Naomi, que está acostumada a desfilar com as criações dos maiores estilistas do mundo, aprendeu rapidamente como colocar o turbante do Ilê. Impressionada com a energia do local, ela não cansava de repetir: “Black is beautiful, black is beautiful” (“Negro é lindo, negro é lindo”).

Em casa
Após receber as bênçãos das mães e pais-de-santo, a top foi para a sacada do local, onde participou do ritual de abertura do cortejo e soltou uma pomba branca pedindo pela paz. Quando deixou a casa de mãe Ilda, por volta das 21h, Naomi estava escoltada por vários seguranças e mesmo assim não deixou de atender as crianças da redondeza que gritavam seu nome. “Estou me sentindo em casa aqui”, disse, comovida.

A top seguiu para o circuito Dodô, para assistir ao desfile dos trios elétricos em um dos camarotes. Vaidosa, ela fez questão de retocar a maquiagem e manter o figurino afro para dançar ao som de Netinho e sua banda. “Esse é o melhor dia da minha vida. Isso é maravilhoso.” No domingo 3, a modelo cumpriu a promessa de subir em cima de um trio. Ela chegou atrasada para acompanhar a cantora Daniela

"Esse é o melhor dia da minha vida. Isso é maravilhoso

NAOMI CAMPBELL

MARCELO LISO/ AFB PRESS
NO TRIO
Nizan Guanaes e Donata Meirelles, a top diverte-se em cima do trio elétrico do Cortejo Afro. Abaixo, Naomi retoca a maquiagem, agachada na sacada de um camarote vip do circuito Barra/Ondina

Mercury, mas a tempo de ser recebida no Cortejo Afro, no circuito Barra /Ondina. Vestindo um short jeans e camiseta branca, a modelo foi coroada com flores pela mãe Santinha, integrante mais velha do cortejo. “Isso é a origem do Brasil, é lindo”, disse. Em cima do trio, Naomi vestiu a roupa do Afro e dançou, sem cansar, ao lado dos anfitriões, Nizan Guanaes e sua mulher, Donata Meirelles.