Carreira • Home• Revista 29/1/2008
O vôo solo de Claudia Leitte
Às vésperas do carnaval, a musa baiana abre espaço em sua atribulada agenda para anunciar a saída da banda babado novo e contar que pretende ser mãe daqui a três anos

TEXTO LUCIANA FRANCA, DE SALVADOR FOTOS CLAUDIO GATTI

Envie esta matéria para um amigo
No jatinho particular, a cantora descansa nos braços do marido, o empresário Márcio Pedreira

“Quero veementemente ser mãe daqui a três anos. Por isso, estou aproveitando esse momento de loucura no trabalho. Quando tiver filhos, vou querer ser mais mãe do que cantora”

O jatinho particular com o qual Claudia Leitte partiria de Salvador para um show em Aracaju estava prestes a decolar. Mesmo causando atraso, a cantora não hesitou e correu em direção ao alambrado do hangar. Queria dar atenção a uma dúzia de fãs que apareceu na cerca. “Não entendia por que as pessoas tiravam milhões de fotos minhas. Eu pensava: por que esse povo me idolatra? Me amar porque me viu na tevê?”, conta Claudia. Ela garante ter hoje uma relação próxima com os fãs a ponto de conhecer muitos deles pelo nome e de até procurá-los de cima do palco. “Acho que eles vêem além do que mostra a tevê. Eu nunca tive um ídolo. Quando era criança e todo mundo queria tirar foto com a Xuxa, eu queria ser a Xuxa ou pelo menos fazer um show no programa dela”, diverte-se. O marido, Márcio Pedreira, no entanto, faz uma objeção. Ele conta que a cantora é fã de carteirinha de Djavan. “Claudia ficou ruborizada quando foram apresentados”, entrega ele, antes de embarcar com a mulher no jatinho rumo à capital sergipana.

No comando

O pequeno avião decolou, assim como a carreira da cantora. Depois de sete anos à frente da banda Babado Novo, Claudia, aos 27 anos, decidiu que em 2008 voaria sozinha por céus mais altos e desafiadores. O anúncio oficial da carreira solo deve acontecer em 17 de fevereiro, quando fará um show na praia de Copacabana, no Rio, para a gravação de seu primeiro DVD. “Sempre estive caminhando para a carreira solo. Os músicos profissionais que trabalham comigo sabiam disso. Era meu sonho”, diz ela, que há 15 anos dedica-se à música. Aos 12 anos, Claudia começou a se apresentar em barzinhos para ajudar a família, já que seu pai, o comerciante Cláudio Inácio, passava por uma crise financeira. “Eu ganhava pouco, mas sempre soube que seria vitoriosa. Não deixava nada me magoar e me desmotivar. A presença de Deus sempre foi muito forte na minha vida. Ando com a Bíblia o tempo todo, ela é minha arma”, revela, ao mostrar a pesada Bíblia com capa cor-de-rosa dentro da bolsa.

Claudia Leitte esbanja energia e boa forma em cima do palco

Claudia decidiu traçar no ano passado um novo plano de vôo para a carreira – quando começou a amadurecer a idéia de desvincular seu nome da banda Babado Novo – e também para a vida pessoal. Em 7 de março, casou-se com Márcio, uma paixão platônica da época de escola que ela reencontrou em 2005 em um bar. Desde que trocaram alianças sob a bênção de uma forte chuva, os dias 7 tornaram-se especiais. Eles comemoraram cada mês de casados com flores e presentinhos.

Mais do que marido e mulher, Márcio e Claudia têm uma parceria profissional. O empresário assumiu o manche da carreira da musa do Carnaval. “Márcio me põe para cima, está sempre do meu lado em todas as questões. Quando casei, descobri que posso compartilhar também com alguém que não seja do meu seio familiar.”

Cozinha e maternidade

Quando está longe dos trios, Claudia pode ser encontrada à beira do fogão. “Invento receitas, faço frango xadrez, comida tailandesa. Adoro comida picante”, afirma a cantora, que aprendeu a cozinhar com a avó materna, Nilza. Os amigos às vezes duvidam de seu talento com as panelas. “Outro dia fiz um almoço mexicano e começaram a dizer que eu tinha comprado tudo pronto”, indigna-se ela. Na casa que Claudia e o marido estão construindo em um condomínio de luxo em Salvador, a área da piscina terá direito a um espaço gourmet para a cantora colocar suas receitas em prática. O novo lar também estará preparado para receber novos moradores dentro de alguns anos. “Quero veementemente ser mãe daqui a três anos. Por isso, estou aproveitando esse momento de loucura no trabalho. Quando tiver filhos, vou querer ser mais mãe do que cantora”, afirma.

 

Na barraca de pastel de Cecéu, a cantora se diverte com a fã mirim Emily Nascimento “Eu ganhava pouco, mas sempre soube que seria vitoriosa. Não deixava nada me magoar e me desmotivar.” Claudia Leitte, sobre o início da carreira, aos 12 anos

Incansável

É preciso ter fôlego para acompanhar a agenda de Claudia às vésperas do Carnaval. Os dias são consumidos com ensaios em dois estúdios, reuniões para decidir detalhes como a inclinação do salto do sapato que usará no Carnaval, ida ao cabeleireiro para clarear as mechas douradas e 40 minutos de exercícios diários. De madrugada, ela responde entrevistas por e-mail. Na época de pré-folia, além de redobrar a atenção na corrida, aulas de boxe e abdominais, a cantora também é disciplinada na alimentação. No rápido almoço em seu escritório, apenas salada de alface com kani. Até um apetitoso pastel oferecido na porta do estúdio não teve vez em sua rigorosa dieta. Claudia é determinada, em todos os aspectos.

O piloto de Stock Car Antonio Pizzonia lembra da insistência da amiga que queria subir ao palco de um bar de blues, em Nova York, para dar uma canja. O guitarrista do local riu do pedido da desconhecida e apontou para um rapaz, em uma das mesas, dizendo que todo dia ele pedia para cantar e nunca havia conseguido. Era setembro de 2006, Claudia Leitte e a banda Babado Novo estouravam no Brasil e aquele músico não podia menosprezá-la. Pizzonia salvou a situação quando mostrou uma foto de Claudia no dia anterior em cima do palco do Brazilian Day, evento para a comunidade brasileira em Nova York. “Aí ele se convenceu de que ela era uma profissional”, conta o piloto. O guitarrista americano deixou a insistente Claudia soltar a voz em uma música de Etta James e não se arrependeu depois que viu a notável performance. Naquela noite, a musa baiana ganhou mais um fã.

1 | 2 | Próxima >>