Tributo • Home• Revista 29/1/2008
A morte trágica de Heath Ledger
Para a família do jovem ator, indicado ao oscar por sua atuação em o segredo de Brokeback Mountain, foi acidental

TEXTO BIANCA ZARAMELLA

Fotos: DIVULGAÇÃO
O ator viu sua carreira deslanchar após protagonizar O Segredo de Brokeback Mountain, de Ang Lee

O ator australiano Heath Ledger, de 28 anos, protagonista do filme O Segredo de Brokeback Mountain (2005), foi encontrado morto na terça-feira 22, em seu apartamento no centro de Nova York. O corpo do ator foi descoberto por sua empregada doméstica Theresa Solomom, que bateu à porta do quarto para anunciar a visita da massagista Diane Wolozin, com a qual ele havia marcado uma sessão. Como Ledger não respondia ao chamado, as duas entraram e encontraram o ator inconsciente. “Havia pílulas para dormir perto de sua cama. Estamos investigando a possibilidade de overdose, mas ela não foi confirmada”, disse o porta-voz da polícia local, Paul Browne. Segundo ele, também foram encontrados outros medicamentos no banheiro, mas não havia sinal de confusão e nem de que Ledger tivesse consumido bebidas alcoólicas ou drogas.

Fotos: DIVULGAÇÃO
O ator e a atriz Michelle Williams, com quem tem uma filha, Matilda Rose

Ex-namorado da atriz Michelle Williams e pai de Matilda Rose, nascida em 2005, Ledger era solteiro e, de acordo com a imprensa americana, estaria tendo um affair com a atriz Mary-Kate Olsen. A informação teria sido confirmada por um guarda-costas do ator. O telefonema da massagista, que encontrou o corpo do ator, para Mary Kate Olsen antes de chamar o serviço de emergência é outro indício da relação entre os dois.

“Ele está inconsciente. Eu não sei o que fazer”, teria dito Diane Wolozin a Mary-Kate ao telefone. “Estou mandando meus seguranças particulares”, teria respondido a atriz. A equipe de segurança chegou ao local quase ao mesmo tempo que o resgate.

A família de Heath Ledger afirmou na quarta-feira 23, que sua morte foi acidental. “Nós, a família de Heath, confirmamos a morte trágica de nosso amado filho, irmão e carinhoso pai de Matilda”, disse o pai do ator, Kim Ledger, ao ler um comunicado na casa da família em Perth, na Austrália. A autópsia de Heath Ledger foi realizada no dia seguinte ao falecimento do ator, mas segundo a nota divulgada pelo New York City Medical Center, ela não traz dados precisos sobre a morte. Ellen Borakove, representante da equipe médica, afirmou que os dados são “inconclusivos” e que novos exames devem apontar a morte do ator em dez dias.

O corpo do ator será enterrado em sua cidade natal, Perth, no oeste australiano, ainda sem data confirmada.

Carreira em Hollywood
Nascido na cidade de Perth, no Oeste da Austrália, Heath decidiu tentar a sorte nos EUA com 17 anos. Sua primeira superprodução foi O Patriota (2000), estrelada por Mel Gibson, mas o grande destaque em sua carreira no cinema só aconteceu com O Segredo de Brokeback Mountain, de Ang Lee, quando foi indicado para o Oscar pelo papel do caubói que não assumia a sua homossexualidade. Ledger também ganhou 13 prêmios como ator e teve 27 indicações por atuações em Hollywood. Entre seus últimos trabalhos está a superprodução Batman, The Dark Night (O Cavaleiro das Trevas) em que interpreta o vilão Coringa. O filme tem previsão de estréia no Brasil em 18 de julho. Heath Ledger também é um dos seis intérpretes de Bob Dylan em Não Estou Lá, que deverá ser lançado em março. Atualmente ele trabalhava em um projeto do diretor Terry Gilliam chamado The Imaginarium of Doctor Parnassus, previsto para 2009. O romance com a atriz Michelle Williams, que interpretou sua mulher em O Segredo de Brokeback Mountain, começou na época das filmagens e terminou no ano passado.

Fotos: DIVULGAÇÃO Fotos: DIVULGAÇÃO Fotos: DIVULGAÇÃO
Em O Devorador de Pecados, lançado em 2003
O ator interpretou Casanova, em 2005
Na pele de Coringa, em Batman, The Dark Knight, que será lançado em julho