Exposição • Home• Revista 22/1/2008
FOTOGRAFIA
Imagens da beleza e do caos
Mostra inédita com fotos, videoclipes e um filme de David LaChapelle é aberta no MuBE

Envie esta matéria para um amigo
Fotos: DIVULGAÇÃO
Angelina Jolie em "Lusty Spring", de 2001

Fotografia
O nome da exposição do fotógrafo David LaChapelle, Heaven to Hell: Belezas e Desastres, traduz um dos conceitos principais de suas imagens. O glamour e o caos que o artista norte-americano imprime em suas imagens o tornou um dos nomes mais conhecidos da fotografia contemporânea mundial. "Ele tem uma estética particular, carregada de ironia. LaChapelle faz um retrato sarcástico da sociedade", avalia Chico Lowndes, idealizador da mostra, aberta para o público na quarta-feira 23, no Museu Brasileiro de Escultura (MuBE), em São Paulo.

Leonardo DiCaprio em "Unspoiled", de 1996

A exposição, com entrada gratuita, apresenta imagens que só podiam ser vistas nos livros de LaChapelle, que começou a se tornar conhecido no final dos anos 80. Com curadoria de Eva Grinstein, a mostra traz 25 imagens divididas em dois segmentos. Um deles traz retratos incomuns de celebridades, como Angelina Jolie, Madonna, Uma Thurman e Leonardo DiCaprio. "Essa série com pessoas famosas é a mais popular. Mas, particularmente, gosto muito das que reproduzem desastres", diz Lowndes, referindo-se ao segundo grupo de imagens, com modelos anônimos em cenários catastróficos.

Leia também

Cinema
Exposição
Música
Livros
Teatro
Internet
Televisão
Gastronomia

Além das fotos, há ainda outros dois segmentos. O primeiro, com videoclipes que LaChapelle dirigiu para Elton John, Jennifer Lopez, Gwen Stefani, Moby e Macy Gray, entre outros. O segundo é a exibição do filme Rize, sobre os líderes do krumping, uma dança de rua surgida em Los Angeles. Dirigido e produzido por LaChapelle, o longa de 2005 ainda é inédito no Brasil. (A.P.)

MuBE - Av. Europa, 218,
São Paulo, tel. (11) 3081-8611.
Até 5 de fevereiro.