Bastidores • Home• Revista 22/1/2008
sp fashion week
Vivienne Westwood lança sapatos no Brasil
A estilista britânica esteve em São Paulo para apresentar sua parceria com a Melissa e criticar o consumismo desenfreado

DIVULGAÇÃO
Vivienne Westwood posa com suas sandálias Mary Jane em versão plástico
MARCELO LISO/ AFB PRESS
A estilista e o marido Andreas Kronthaler no Parque do Ibirapuera
Conhecida como a rainha punk dos anos 70 e por suas roupas extravagantes, a estilista Vivienne Westwood esteve na São Paulo Fashion Week para inaugurar sua exposição de sapatos, lançar sua parceria com a Melissa e ler seu manifesto anticonsumismo. Mal desembarcou em São Paulo na quarta-feira 16 e a diva fashion de 67 anos já causou polêmica. Vivienne recusou-se a se hospedar no hotel Unique porque ela e o marido Andreas Kronthaler não teriam gostado da arquitetura do prédio assinado por Ruy Ohtake, que sugere o formato de uma melancia. Na quinta-feira 17 -- já instalada no hotel Emiliano, com linhas arquitetônicas mais tradicionais --, Vivienne foi ao Porão das Artes do Parque do Ibirapuera para lançar os dois modelos de sapatos de plástico criados para a Melissa – um deles é uma releitura de seu clássico sapato Mary Jane, idealizado em 2000. Na ocasião, a estilista contou sua versão sobre o lendário tombo da top model Naomi Campbel na passarela de seu desfile em 1993, quando calçava uma altíssima plataforma. “Ela usava meias de borracha que se enroscaram uma na outra e a fizeram perder o equilíbrio. Ela é orgulhosa e na hora sorriu, mas sei que me odiou por dentro.”

Vivienne também antecipou o conteúdo do manifesto Active Resistance To Propaganda (Resistência Ativa à Propaganda) que leria do dia seguinte sobre o consumo desenfreado. “As pessoas têm que escolher melhor e não engolir tudo o que lhes oferecem. Os ricos devem comprar roupas adoráveis, mas não tantas.” Na sexta-feira 18, a encenação do manifesto teve participações especiais como a do cantor Supla, do estilista da Dudu Bertholini e de Theodore Cochrane, ator e filho da apresentadora Marília Gabriela, que interpretou personagens criados pela estilista. Após dar o seu recado engajado, Vivienne e o marido seguiram para a Amazônia, onde ficariam até sexta-feira 25. (Luciana Franca)