Livros • Home• Revista 15/1/2008
ROMANCE
As Avós
Marcelo Lyra

Envie esta matéria para um amigo
Fotos: DIVULGAÇÃO
Doris Lessing: ganhadora do Nobel de Literatura de 2007

Leia também

Cinema
Exposição
Música
Livros
Teatro
Internet
Televisão
Gastronomia

O LIVRO As Avós (Companhia das Letras, 97 págs., R$ 28) saiu na Inglaterra faz quatro anos e havia apenas uma vaga promessa de lançá-lo em 2008. Depois do recente prêmio Nobel de Literatura para sua autora, Doris Lessing, nada mais oportuno do que apressar o lançamento no Brasil. Sorte nossa, pois trata-se de um trabalho memorável, uma sensível reflexão sobre as relações familiares à medida que o tempo passa.

Roz e Lil são duas amigas de infância inseparáveis em meio à crise de seus casamentos, filhos e separações. A autora monta um inteligente emaranhado temporal, que começa com as amigas aos 60 anos, cuidando dos netos. A adorável cena familiar é quebrada pela fúria de uma das noras, ponto de partida para flashbacks de épocas diferentes, da infância das amigas ao casamento dos filhos. Tudo é embaralhado de forma a criar uma narrativa não-linear, mas que permite uma clara reconstrução da vida dessas mulheres.

Tanto na meia idade quanto aos 60, as duas possuem uma sensualidade tão sutil quanto arrebatadora. A maneira como a autora as coloca nos faz pensar que os fatos narrados poderiam acontecer com qualquer pessoa. No fundo, tudo é mero pano de fundo para discutir questões como a passagem do tempo, a sexualidade e a necessidade que temos de nos adaptar a cada fase da vida.

Com inteligência, Doris Lessing discute as relações familiares e o tempo