Sociedade • Home• Revista 15/1/2008
A rotina de um Stylist Jet Setter
Como é a vida do mineiro Matheus Mazzafera, queridinho das top models e das jet setters, entre ensaios de moda, festas glamourosas e viagens para cannes e saint-tropez

TEXTO GISELE VITÓRIA

Matheus com a amiga Ana Paula Junqueira, símbolo do novo jet set nacional

Manhattan não dorme, e o stylist Matheus Mazzafera parece que também não. Amigo querido de tops como Naomi Campbell, Alessandra Ambrosio e Raica Oliveira, também não desgrudam dele amigas jet setters como a brasileira Ana Paula Junqueira e a herdeira do Ritz, Camilla Al Fayed. Aos 25 anos, mineiro de Belo Horizonte, Matheus mora fora do Brasil desde os 15 e vive nas grandes rodasdoeixo Nova York – Londres – São Paulo. Freqüenta festas incríveis e está sempre nas turmas hypadas em Cannes e Saint-Tropez. Residente em Nova York, mensalmente manda editoriais de moda que produz na Big Apple para a Vogue Brasil, como o da edição deste mês com o badalado fotógrafo Donald McPerson – também seu amigo. Contratado com exclusividade pela estilista Teresa Santos para fazer o styling do desfile da grife na SP Fashion Week, na quinta-feira 17, ele permanece entre São Paulo e Rio até o Carnaval, e curtirá a Sapucaí no camarote para 50 pessoas que Ana Paula Junqueira comandará.

O trabalho Matheus
começa o dia bolando editoriais de moda. Escolhe o fotógrafo, a modelo e a locação do ensaio. Tudo aprovado, mãos à obra para reservar as peças em cada show room. “Lá fora, as grifes entendem que peças podem estragar nos editorais”, comenta. “No Brasil, se dizem que não posso sujar um sapato, agradeço e dispenso a peça.”

De folga Naomi
Campbell precisa de companhia para ir ao supermercado em Londres ? Eis um programa rotineiro quando a modelo e o stylist de sua confiança estão de folga. Numa passagem da top inglesa pelo Brasil, Matheus clicou Naomi num supermercado de São Paulo, num sábado à noite, em 2007. “Ela queria brigadeiro. Naomi adora ir ao supermercado, fazer programas anônimos”, diz. “Acabou comprando mais coisas.”

Raica e Matheus no fabuloso iate inglês de Ana Paula Junqueira, ancorado em Cannes

As amigas
Acabou a produção de moda? Sim, mas Matheus precisa voltar ao show room para buscar vestidos e produzir amigas para alguma festa bacanérrima. Jet setters como Fabiola Beracasa e Carolina Andraus ligam para o stylist pedindo sua assessoria. Certa vez, Érica Mares Guia, Simone Abdelnour e Ana Paula Junqueira tinham uma festa da Versace e amaram o mesmo vestido, um Alexander McQueen. Ele deu um jeito de convencê-las que uma delas ficou incrível com o modelo concorrido e achou outras peças tão bacanas quanto aquela para vestir as amigas, que perderam a divertida disputa. Matheus é capaz de falar com franqueza quem está melhor ou pior e as amigas adoram isso. “Elas confiam em mim”, conta. “Muitas delas me ligam para saber com que cor pintam cabelo, que corte devem fazer. Às vezes, preciso até desligar o celular”, diverte-se o stylist.

Em casa
“Minha casa em Nova York é um ponto de encontro”, diz ele, que mora num apartamento com duas salas, duas suítes e uma agradável sacada, em West Village. “As modelos sempre dormem lá em casa”, conta. “Raica, Juliana Imai e Fabiana Semprebom estão sempre por lá.”

Festas e viagens
“Se eu tiver que ir a uma festa, tem que ser glamourosa. Do contrário, prefiro ficar em casa com amigos”, decreta o stylist. Em dezembro, Matheus esteve na festa de Domenico Dolce e Stefano Gabbana, oferecida na suíte presidencial do hotel Gramercy, em Nova York, por conta da inauguração de duas novas lojas Dolce&Gabbana. Ao lado de Fabiola Beracasa e Fabrizzio Rollo, ele encontrou Camila Alves, o ator Matthew McConaughey e Alessandra Ambrosio. “Tomamos uns drinks, jantamos e depois fomos para o Socialista (boate).” Nas viagens, o roteiro Cannes (no Festival de Cinema), Mônaco (na Fórmula 1) e Saint-Tropez (para dias de férias) é certo todo ano. “Em Cannes, a turma se divide entre barcos como o de Ana Paula Junqueira e o hotel Carlton”, diz ele. “É uma delícia.”

Matheus clica Naomi Campbell num supermercado em São Paulo, anônima, numa noite de sábado: companheiro de passeios low profile Ele produz Naomi para uma campanha

O stylist com a amiga Camilla Al Fayed, herdeira do Ritz Matheus, a modelo Camilla Alves, namorada do ator Matthew McConaughey (ao fundo) e as produtoras Tara e Amanda Pik na festa de Domenico Dolce e Stefano Gabbana, em Nova York

Ele se diverte com as amigas Simone Abdelnour e Daniella Issa

Em ação com as modelos Flávia de Oliveira e Linda V. no editorial de moda (abaixo) do fotógrafo Donald McPerson, em Nova York