Lazer • Home• Revista 8/1/2008
O refúgio de Amaury Jr.
No amplo apartamento em São Paulo, o apresentador aproveita os raros momentos de descanso em meio a suas diversas coleções

TEXTO GABRIELA PESTANA FOTOS FABIANO CERCHIARI/AG. ISTOÉ

O apresentador relaxa na varanda de 60 metros quadrados com vista para o Parque do Ibirapuera

om uma movimentada vida social, o apresentador da RedeTV! Amaury Jr. procura fazer do apartamento onde mora com a mulher, Celina Ferreira, um refúgio para descanso e um confortável espaço para receber os amigos. Basta conhecer seu lar, em São Paulo, bem planejado e repleto de peças de design, para descobrir que, sim, Amaury adora ficar em casa. "Se eu pudesse, ficava por aqui, mas não tenho tido muito tempo por causa do meu novo projeto", conta. A nova empreitada a que o colunista social se refere é o Programa Amaury Jr. Show, exibido aos sábados à noite a partir de 8 de fevereiro. Além de muita música, entrevistas e curiosidades do Brasil e do mundo, a atração ainda terá debates com personalidades, empresários e profissionais diversos abordando os temas mais polêmicos do momento. Um novo desafio para o jornalista, que desde os anos 80 é conhecido por ser o principal colunista social da tevê. No amplo apartamento de 500 metros quadrados, com uma das mais belas vistas da capital paulista - o Parque do Ibirapuera -, o casal promove jantares para grupos de amigos e sessões privadas de cinema. Assistir a vídeos no telão é um dos hobbies preferidos de Amaury, dono de uma coleção com mais de 20 mil títulos, entre filmes, documentários e shows.

Vizinho do parque
É na varanda de 60 metros quadrados que Amaury Jr. toma seu café da manhã. Ao lado da mulher, lê os principais jornais e admira a bela vista panorâmica da cidade de São Paulo. "Abandonamos uma cobertura de mais de 800 metros quadrados para viver aqui porque a vista é impagável. Vejo o sol nascer e se pôr no horizonte, com este verde maravilhoso", conta. Da sacada, é possível apreciar a fonte das águas luminosas, o auditório concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer e boa parte do 1,6 milhão de metros quadrados do Parque do Ibirapuera.

Amaury exibe sua videoteca, que reúne 20 mil filmes e shows. Acima, a coleção de caixas de fósforos e isqueiros. Ao lado, os bonecos que decoram sua estante

Paixão por arte
"Celina é mais clássica que eu para decoração. E nosso outro apartamento era assim. Quando viemos para cá, eu disse: agora é minha vez." O apresentador define o imóvel, decorado com a ajuda da arquiteta Brunete Fraccaroli, como moderno e clean e conta que as obras que escolheu fazem parte de sua personalidade, como as peças da artista plástica Áurea Lima. "Sou apaixonado por artes", diz.

Videoteca e coleções
São mais de 20 mil filmes, entre DVDs e fitas de VHS em sua locadora particular. Todos catalogados a pedido de Amaury. "Não gosto de qualquer um mexendo, este é meu canto", avisa. Os títulos vão desde seriados antigos como Casal 20 ao mais recente Sex and the City. As coleções não param por aí. Em uma outra estante, uma série de bonecos desperta a atenção das visitas do apresentador. São miniaturas de personagens do cinema, superheróis e até dos Beatles. Outra mania é guardar caixas de fósforos e isqueiros dos hotéis e restaurantes que conhece ao redor do mundo.

Bem-estar
Na ampla sala de estar, são os pequenos detalhes que fazem a diferença para os convidados. Ali, os amigos do apresentador tomam um drinque e começam o papo folheando os livros de fotografia espalhados pela mesa de centro antes de se dirigir para a sala de jantar.

Chefe de família
São 18 lugares dispostos nas duas mesas retangulares. Uma só não seria suficiente para reunir família e os amigos mais queridos. Por isso, mais uma foi agregada para que ninguém ficasse de fora. "É uma exigência minha", diz Amaury. É nessa hora que ele exerce a função de chefe da família. "Sento na cabeceira e Celina ao meu lado. Gosto de ter a visão de todos na mesa." Nos jantares em grupo, Amaury gosta de diversificar o cardápio, escolher os vinhos e a trilha sonora. Ele revela que todo esse ritual é essencial para fazer uma das coisas de que mais gosta na vida: estar em casa com as pessoas que ama.