Quem vai brilhar em 2008 • Home• Revista 2/1/2008
Alex Atala
O mais elogiado chef brasileiro abre novo restaurante, dedicado à comida brasileira, e lança seu segundo livro, com mais de 100 receitas

Mariane Morisawa

CLAUDIO GATTI/AG.ISTOÉO primeiro nome que vem à cabeça ao se pensar num chef brasileiro talentoso é Alex Atala. Em 2008, além de continuar comandando as panelas no D.O.M., seu restaurante que sempre freqüenta as listas de melhores do mundo, como a da revista inglesa Restaurant, ele apresenta novidades.

A primeira é a inauguração de sua nova casa, ainda no primeiro trimestre, quase ao lado do D.O.M., na esquina das ruas Padre João Manuel e Barão de Capanema, em São Paulo. O nome, talvez, seja Dalva e Dito. Alex Atala anda se concentrando no cardápio, que não revela de jeito nenhum. O certo é que será de comida brasileira. O chef de 39 anos é apaixonado pelos peixes mais desconhecidos, pelas ervas esquecidas e pelas frutas escondidas. No novo restaurante, a cozinha nacional será tratada “como tem de ser tratada”. Na opinião dele, falta um grande restaurante de comida brasileira, comparável ao Fasano, ao Figueira Rubaiyat, ao Jun Sakamoto.

Alex Atala também se dedica à finalização de seu segundo livro – o primeiro foi Por uma Gastronomia Brasileira. Com mais de 100 receitas e 500 páginas, o volume parte dos fundamentos básicos da boa cozinha, passa por pratos que não exigem grande técnica até chegar aos que exigem técnica apurada.