Internet • Home• Revista 25/6/2007
Second life
Globo faz festa virtual e atesta sucesso do jogo no Brasil

Fernando Oliveira

A festa de lançamento da novela Sete Pecados aconteceu no domingo 17 no Second Life, com presença de personagens como a Beatriz de Priscila Fantin e a Ágatha de Cláudia Raia

Leia também

Cinema
Exposição
Música
Livros
Teatro
Internet
Televisão
Gastronomia

Mais de dezessete mil sortudos receberam convites para a festa de lançamento da novela Sete Pecados, que aconteceu no domingo 17. Nunca um evento institucional promovido pela Globo teve tanta gente. Mas, ao contrário do que acontece costumeiramente, essa festa não foi realizada no Rio ou em São Paulo, e sim na Ilha Berrini. Onde fica isso? No Second Life, espécie de jogo que emula aspectos da vida social e permite interação em alto grau entre os usuários cadastrados. Entre os convidados estavam Walcyr Carrasco, autor do folhetim, e diversos personagens de Sete Pecados: o taxista Dante, interpretado por Reynaldo Gianecchini, e Clarice, levada à telinha por Giovanna Antonelli, entre outros, todos representados virtualmente.

Apesar de acontecer apenas na internet, a festa teve tudo o que se vê numa balada de verdade. Centenas de fãs fizeram fila já no sábado, aglomeraram-se na entrada do evento e, ainda assim, acabaram barrados. Inconformados, ficaram apenas observando a fachada. Houve, no entanto, um causador de tumulto virtual: penetras tentaram atrapalhar a festa. Não por acaso eram Vesgo e Silvio Santos, do Pânico.

O fato de a Globo, que possui um espaço permanente no Second Life, ter promovido uma festa para sua novela somente na internet apenas aumenta a vocação do brasileiro para esse tipo de jogo. O País já é o segundo maior usuário do Second Life. De olho nesse filão, empresas têm investido pesado. Nesta semana, por exemplo, foi inaugurada a primeira sala de cinema do jogo, na Ilha Brasil. Em princípio, serão exibidos apenas trailers de futuros lançamentos, clipes e jogos interativos, mas filmes inteiros poderão ser vistos na medida em que a sala virtual for aprimorada. Até incorporadoras imobiliárias têm usado o espaço, colocando réplicas exatas de seus lançamentos para as pessoas decorarem a seu gosto.