Exposição • Home• Revista 25/6/2007
Toulouse-lautrec
Masp abre seu acervo do artista

Marina Monzillo

Envie esta matéria para um amigo
Fotos: DIVULGAÇÃO
"O Divã" e "A Bailarina Loïe Fuller Vista dos Bastidores" (abaixo) estão expostos no museu

Leia também

Cinema
Exposição
Música
Livros
Teatro
Internet
Televisão
Gastronomia

Famoso pintor e litógrafo dos cabarés e da vida boêmia parisiense, Henri de Toulouse-Lautrec está no acervo dos museus mais importantes do mundo, como o D'Orsay, em Paris, e o de Arte Moderna de Nova York. E também do Masp, em São Paulo.

O museu paulistano possui 11 telas do artista pós-impressionista francês, a maioria há tempos fora da sala de exibição, que podem ser vistas em Toulouse- Lautrec -O Artista do Instante. Obras como "A Bailarina Loïe Fuller Vista dos Bastidores" e "O Divã" revelam o olhar apurado e irônico de Toulouse sobre prostitutas, clientes e dançarinas, retratando fielmente a vida mundana da capital francesa. Já "A Condessa de Toulouse- Lautrec" exibe outra faceta do pintor: uma certa leveza impressionista.

Após a exposição, várias das telas seguem para o Japão, de onde retornam só em 2008. "Algumas das nossas obras passam de três a seis meses longe, cedidas para renomados museus de todo o mundo. Por isso, definimos um princípio: toda vez que forem emprestadas, antes ou depois serão exibidas com destaque no Masp. A impressão é que o museu é mais conhecido e prestigiado fora do que dentro do País, e quero mudar isso", explica Teixeira Coelho, curador- coordenador do museu desde setembro de 2006. Além disso, promover exposições do próprio acervo é uma maneira econômica de movimentar o museu, que atravessa crise.

Outra solução para reestruturar o espaço tem sido as mostras patrocinadas por instituições estrangeiras, que trazem grandes obras a São Paulo quase sem custo para o museu. Foi o caso da recente Goya: As Gravuras da Coleção Caixanova, que chegou a levar 3.000 pessoas por fim de semana ao Masp. O mesmo tipo de colaboração vinda do Exterior ajudará a realizar a programação do aniversário de 60 anos do museu, a partir de outubro.

Masp - av. Paulista, 1.578, São Paulo,
tel. (11) 3251-5644. Até 26/8.