Exposição • Home• Revista 11/6/2007
FOCO
SITU/AÇÃO: VÍDEOS DE VIAGEM
O artista e seus deslocamentos pelo mundo

Daniel Schenker Wajnberg

Envie esta matéria para um amigo
Verna’s Wake up Call, de Dora Longo Bahia (acima), On Translation: Fear/Miedo, de Antoni Muntadas, e Brèd e(k/t) Chocolat, de Rosângela Rennó (abaixo), estão entre os vídeos expostos

Leia também

Cinema
Exposição
Música
Livros
Teatro
Internet
Televisão
Gastronomia

Situ/Ação: Vídeos de Viagem, exposição com curadoria de Paula Alzugaray, surgiu do desejo de mostrar a relação do artista, enquanto ser nômade, com o mundo. Nômade no sentido de deslocamento geográfico, físico e também no de capacidade de circular por diferentes mídias. O foco de investigação, como o próprio título indica, é o filme de viagem, e a curadora, não por acaso, valoriza trabalhos que borram as fronteiras entre a ficção e o documental e entre as artes visuais e o cinema. “Nas artes visuais, a divisão entre ficção e documental já está superada. Nos anos 20, Robert Flaherty tratou de encenar a realidade em vez de produzir testemunhos dela”, afirma Paula, citando o diretor de Nanook, o Esquimó, referência do cinema etnográfico.

A exposição é dividida em duas partes – Margens, com trabalhos de projeção internacional, e Deslocamentos, com outros de curta duração e realizados com tecnologias não convencionais. Entre o material apresentado, Paula destaca a videoinstalação de Rosângela Rennó, intitulada Brèd e(k/t) Chocolat, concebida durante uma residência artística na Ilha de Reunião. “Rosângela aborda ressentimentos e disputas entre o ex-colono (o nativo da ilha) e o colonizador (o francês). Trata-se de um duelo de provérbios nas línguas francesa e créole”, informa Paula, valendo dizer que Rosângela participará de uma das palestras ilustradas que compõem a programação da mostra. Além dos vídeos e das palestras, haverá cadernos de viagem, mapas e aquarelas utilizados nas obras de artistas como Rafa Campos, Josely Carvalho, Fábio Morais e Ricardo van Steen.

Paço das Artes – av. da Universidade,
1, São Paulo, Grátis. Até 15/7