Exposição • Home• Revista 4/6/2007
Folhas e formas entre a matéria e o vazio
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Pilhas com inúmeras folhas de papel deslizam e evocam horizontes sutis

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A partir de uma gigantesca e irregular pilha de papel branco, Edith Derdyk quer transmitir a tensão entre matéria e vazio. A instalação Onda Seca e o vídeo Folha a Folha, produzidos pela artista plástica paulistana de 52 anos, vai instigar o público que for até a Pinacoteca do Estado, em São Paulo. A instalação e o vídeo que Edith apresenta nesta mostra com curadoria de Ivo Mesquita desdobram questões centrais de sua produção, como o silêncio propiciatório ou de vazio instável, antecipam o fenômeno pelo qual os objetos, Não só no Brasil, mas especialmente em países europeus como a Alemanha e a Itália, a produção de 1980 ficou conhecida como “o retorno à pintura”, depois de uma década em que a arte funcionou em âmbito 100% mental. Hoje, à distância, descobre-se que os artistas da virada dos anos 80 para os 90, além de pintar muito e de operar com altas doses de subjetividade e prazer, também tinham olhos para o experimentalismo da geração de seus professores e para o hibridismo que viria a definir a arte contemporânea dos anos 2000. Isto é o que procura mostrar a exposição 80/90 Modernos, Pós-Modernos Etc, com curadoria do crítico Agnaldo Farias, em cartaz no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Havia pinturas por todos os lados, é certo. Luiz Zerbini retratava os protagonistas dessa cena, como Beatriz Milhazes ou Barrão, cercados de vasta simbologia pop, enquanto Leda Catunda pintava sobre cobertores e cortinas de banheiro, e Alex Valaury trocava tinta acrílica por spray e dominava os muros da cidade de São Paulo com sua “rainha do frango assado”, a primeira heroína do grafite nacional. Mas o final dos anos 80 viu surgir também a videoarte de Eder Santos, as roupas performáticas de Nazareth Pacheco e a fotografia apropriada de Rosângela Rennó, que mudou para sempre o estatuto da fotografia no Brasil. Mesmo com propostas radicais como o projeto “Novas bases de personalidade”, criado por Ricardo Basbaum em 1993 e convidado este ano para a Documenta 12, é natural que, ainda assim, a pintura predomine em uma mostra sobre a Geração 80. Paula Alzugaray Instituto Tomie Ohtake – Av. Faria Lima, 201, São Paulo, tel. (11) 2245 1900. Até 15/7. os espaços e suas inter-relações adquirem sentido. Em Onda Seca, a pilha de papel branco, de alturas irregulares que dão a sensação de desabamento iminente e torna visíveis as forças físicas que o constituem. No vídeo Folha a Folha, realizado em co-autoria com Raimo Benedetti, pilhas com inúmeras folhas de papel branco deslizam e evocam horizontes sutis e diáfanos feixes de luz.

Pinacoteca do Estado – Pça. da Luz, 2,
tel. (11) 3229-9844. Até 15/7.