CAPA
 ÍNDICE
 Exclusivo Online
 MULTIMÍDIA
 SEÇÕES
 REPORTAGENS
 BASTIDORES
 ENTREVISTA
 URGENTE
 QUEM SOU EU?
 IMAGENS DA SEMANA
 DIVERSÃO & ARTE
 MODA
 AGITO
 ACONTECEU
 TRIBUTO
 CELEBRIDADE
 TESTEMUNHAS DO
  SECULO
 EXCLUSIVAS
 INTERNACIONAIS
 INTERNET
 CLICK
 BUSCA


Polêmica

SEBASTIÃO ROCHA
De olho no silicone
Senador tenta regulamentar as aplicações de próteses de silicone e causa mal-estar entre médicos, pacientes e fabricantes do produto

Cecília Maia

Felipe Barra
O senador Sebastião Rocha: saia justa

As mudanças são mínimas, mas o fato de o Congresso Nacional regulamentar a aplicação da prótese de silicone está provocando uma polêmica no Senado Federal.

O projeto, já aprovado pela Câmara, obriga os médicos a alertarem os pacientes sobre os malefícios do uso do produto e exige a assinatura de um termo de compromisso da aspirante a seios exuberantes.

Foi o suficiente para que vítimas do silicone e a Sociedade Brasileira de Cirurgiões Plásticos, SBCP, se revezassem nas pressões sobre os parlamentares.

No centro do fogo cruzado está o senador Sebastião Rocha (PDT-AP), relator da proposta na Comissão de Assuntos Sociais, onde o projeto está sendo apreciado.

“Os cirurgiões dizem que estou do lado das vítimas e as vítimas me acusam de estar beneficiando os fabricantes”, diz ele, que defende o implante para a própria mulher, Enain, se um dia ela quiser fazer. “Não faço objeção, desde que esteja bem informada.”

A prática de informar às pacientes já é seguida por todos os cirurgiões pertencentes à SBCP. O termo de compromisso para uma defesa na Justiça em caso de complicação também é utilizado. “Não é o cirurgião que tem que responder pela ruptura do produto”, argumenta o ex-presidente da SBCP regional do Rio de Janeiro, Sérgio Levi. O senador Sebastião Rocha contra-ataca: “Estamos determinando que a Secretaria de Vigilância Sanitária venda o produto com bula, o que hoje não acontece.”

Felipe Goifman
Bárbara Ferreira: “Eu sou um exemplo dos malefícios do silicone’’

Existem dois tipos de próteses. A mais antiga custa US$ 200 e traz um conteúdo líquido envolvido por uma membrana que, em 20% dos casos, se rompem. A segunda, mais resistente, custa US$ 700 e é formada por um gel espesso coberto por uma membrana texturizada que se rompe em apenas 1% das implantações.

“Estudos comprovam que o silicone não provoca câncer. Em caso de rompimento ele aumenta o índice em pessoas que já tem tendência”, diz Sérgio Levi, confirmando a necessidade de exames prévios.

A carioca Bárbara Ferreira, 53 anos, vítima do silicone, contesta. Ela acusa o senador de estar fazendo o jogo dos fabricantes quando cita um estudo americano feito no ano passado, que não comprova casos de câncer decorrentes do implante das próteses. “Eu sou um exemplo desses malefícios”, diz ela.

Bárbara implantou silicone nos seios há 23 anos, devido a um tumor. Poucas semanas depois começou a sentir dores do peito e nas costas. Acabou por desenvolver lupus eritematoso, doença que pode provocar reumatismo e cegueira. “O senador e os cirurgiões não dizem que o estudo do FDA – Food and Drug Administration, afirma que 69% das próteses mamárias americanas se romperam”, ataca o filho Humberto Ferreira, que tem peregrinado pelo País em defesa da proibição do implante.


O uso do silicone líquido, usado até há pouco tempo para amenizar as rugas faciais, fica proibido pelo projeto. Em seu lugar está liberado o botox. A senadora Emília Fernandes (PDT-RS), que exibe beleza pelos corredores do plenário depois de uma plástica no nariz, defende o projeto. “Acho que o projeto está correto quando exige que as pacientes estejam muito bem esclarecidas sobre o assunto”, afirma.

Comente esta matéria

 

Leia Também

Eles construíram seus corpos

Multiprofissional
de 114 diplomas

A crise da
mulher de Lalau

De olho no silicone

Sabe a última
do Caetano?

O canto da
pequena sereia

Buza Ferraz
atrás das câmeras

Vinny sem
amarras e com
a língua afiada

Da igreja
para as telas

A mãe de Copacabana

O jeito moleque
de Luana Piovani

A confidente
de FHC

Porteira cinco estrelas

Mecenas
do Pantanal


Horóscopo
ENQUETE
Se o seu marido ou mulher estivesse na situação do ex-juiz Lalau, você teria fugido com ele (a)?
 • Sim
 • Não
 
:: VOTAR ::
 
FÓRUM
É possível obter uma forma física ideal, como algumas celebridades, sem recorrer à cirurgia plástica?

EDIÇÕES
ANTERIORES

ESPECIAIS
MULTIMÍDIA
BATE PAPO
ASSINATURAS
EXPEDIENTE
PUBLICIDADE
FALE
CONOSCO
ASSINE A
NEWSLETTER

| ISTOÉ ONLINE | ISTOÉ | DINHEIRO | PLANETA |ÁGUA NA BOCA |
EDIÇÕES ANTERIORES | ESPECIAIS |
| ASSINE A NEWSLETTER | ASSINATURAS | EXPEDIENTE | FALE CONOSCO | PUBLICIDADE |
© Copyright 1996/2000 Editora Três