CAPA
 ÍNDICE
 BASTIDORES
 ENTREVISTA
 URGENTE
 QUEM SOU EU?
 IMAGENS DA  SEMANA
 DIVERSÃO & ARTE
 MODA
 AGITO
 ACONTECEU
 TRIBUTO
 CELEBRIDADE
 TESTEMUNHAS DO  SÉCULO 
 EXCLUSIVAS
 INTERNET
 CLICK 
 BUSCA

 

Foco

Série premiada

Divulgação
Neide entrevista parteiras do sertão

Há dois anos, a jornalista Neide Duarte trocou as redações de tevê pela estrada. Ou melhor, pelo Brasil que os brasileiros não conhecem. Com um microfone na mão, um cinegrafista e uma câmera hi-8, ela dirige uma série de programas – 18 já foram ao ar – sobre os caminhos e as parcerias que pequenas comunidades, nos quatro cantos do País, vêm desenvolvendo para resolver problemas vitais como saúde, fome e educação. “É o melhor trabalho que eu já fiz na minha vida, nos meus 21 anos de jornalismo”, diz Neide. “Descobri o sentido da profissão.”

O resultado dessa empreitada é exibido pela Rede Cultura aos domingos (Caminhos e Parcerias, 21h) e acaba de ser premiado. O episódio sobre trabalho infantil no sertão da Bahia ganhou o Prêmio Líbero Badaró de telejornalismo, depois de concorrer com três programas da Rede Globo sobre violência e corrupção e um outro episódio da mesma série.

Generosa, Neide ouve com calma quem surge a sua frente e deixa que os entrevistados contem a própria história. No domingo 25 será a vez das parteiras de Pernambuco. “São histórias pequenas de pessoas que lutam muito. É uma outra dimensão da humanidade”, diz.

Caminhos e Parcerias focaliza as iniciativas – sejam elas de suporte particular ou público – capazes de transformar a comunidade. Movimentos silenciosos que a mídia, em geral, não registra. “Eu espero, com esse prêmio, que o Brasil esquecido passe mais na tevê e que essas pessoas, os brasileiros de verdade, possam ser lembrados e amados”, completa Neide Duarte. (L.A.)

 Cinema
Festival do Ceará
Bilheteria
Teatro
A Rosa Tatuada
Livros
Caderno de sonhos
Música
Televisão
Fique de olho
No Ibope

 

© Copyright 1996/2000 Editora Três