CAPA
 ÍNDICE
 BASTIDORES
 ENTREVISTA
 URGENTE
 QUEM SOU EU?
 IMAGENS DA  SEMANA
 DIVERSÃO & ARTE
 MODA
 AGITO
 ACONTECEU
 TRIBUTO
 CELEBRIDADE
 TESTEMUNHAS DO  SÉCULO 
 EXCLUSIVAS
 INTERNET
 CLICK 
 BUSCA

 

Anotações

Caderno de Sonhos
A escritora Ana Miranda revela sua intensa atividade noturna

Paula Alzugaray

Pedro Agilson
Ana Miranda: sonhos eróticos durante a gravidez

“Vejo um homem no fundo de um poço profundo e escuro. Da beira do poço vejo estrelas no chão negro. O homem me pede ajuda. Tiro meu rabo peludo, que é muito longo, jogo-o dentro do poço e o homem sobe por ele.” Desde pequena, a escritora cearense Ana Miranda tinha o hábito de anotar viagens noturnas como esta em cadernos de espirais. Adolescente, percebeu o potencial literário de seus sonhos. Preencheu inúmeros cadernos com anotações e desenhos, mas o único que resistiu ao tempo foi este que agora é publicado pela Dantes Editora (144 págs., R$ 22).

No prefácio de seu Caderno de Sonhos, Ana Miranda diz que palavras não são suficientes para descrever os sonhos. Que seria preciso inventar outro sistema “tão fabuloso quanto o alfabeto o é para a transmissão dos pensamentos, um sistema mais próximo do ideograma”. Mas o fato é que a escritora – que também é poeta – é muito hábil ao desenhar emoções com as palavras. Por mais abstratas que sejam. Em cada página, preenche todo o quadro e monta suas cenas, com grande capacidade de síntese. Às vezes há cenários, outras vezes só diálogos. Há sonhos em que o figurino é fundamental - nem que seja só para ser rasgado e destruído. Em outros, é inexistente, pois Ana está nua.

A nudez, o sexo e a morte são presenças constantes no imaginário onírico da jovem de 21 anos que ainda não havia escrito um livro. Ana, que hoje tem 49 anos, escreveu este caderno de forte conteúdo erótico num período particularmente fértil de transformações físicas e emocionais. Estava grávida de seu filho. Fica evidente que os anjos e os demônios povoavam a vida da escritora muito antes de lançar seu primeiro livro de poesias, em 1978.

Mergulho profundo

 Cinema
Festival do Ceará
Bilheteria
Teatro
A Rosa Tatuada
Livros
Caderno de sonhos
Música
Televisão
Fique de olho
No Ibope

 

© Copyright 1996/2000 Editora Três