CAPA
 ÍNDICE
 BASTIDORES
 ENTREVISTA
 URGENTE
 QUEM SOU EU?
 IMAGENS DA  SEMANA
 DIVERSÃO & ARTE
 MODA
 AGITO
 ACONTECEU
 TRIBUTO
 CELEBRIDADE
 TESTEMUNHAS DO  SÉCULO 
 EXCLUSIVAS
 INTERNET
 CLICK 
 BUSCA

 

Foco

Poderoso John Woo

Alessandro Gianinni

Divulgação
Woo dirige Cruise: um mestre de Hong Kong

Nascido na China, John Woo cresceu e se criou em Hong Kong, onde ingressou no cinema, trabalhando inicialmente como diretor-assistente de um dos grandes estúdios locais. Woo escreveu e dirigiu o primeiro filme em 1974, mas começou a acontecer internacionalmente com Alvo Duplo (1986). O filme conta a história de dois irmãos que seguem caminhos opostos – um deles torna-se policial e o outro capanga de uma organização criminosa. Chow Yun Fat (O Rei e Eu), um dos preferidos do diretor, encabeça o elenco.

Além de ser responsável pela difusão de seu nome em âmbito internacional, o filme revela os padrões estéticos que tornaram Woo um diretor de respeito. Valores como família, lealdade e honra são temas fundamentais e estão presentes neste e em trabalhos posteriores. A violência, outro elemento recorrente, aparece como apoio para a discussão de códigos de conduta.

The Killer – O Matador (1989), também com Yun Fat, torna-se outro marco na carreira de Woo. Foi depois dessa produção, uma das mais bem cuidadas da fase chinesa, que o cineasta recebeu convite para trabalhar com Jean-Claude Van Damme em O Alvo. Se Van Damme não tem muitas qualidades artísticas, pelo menos deve ser creditada a ele esta escolha. Não fosse o ator belga, Woo jamais teria condições de fazer obras magistrais como A Outra Face e Missão Impossível 2.

 Cinema
Festival do Ceará
Bilheteria
Teatro
A Rosa Tatuada
Livros
Caderno de sonhos
Música
Televisão
Fique de olho
No Ibope

 

© Copyright 1996/2000 Editora Três