Diversão & arte - Internet  

Leia também

Exposição Livros  Teatro
 Gastronomia  Música  Televisão
Foco / Orkut
Hackers investem no site
de relacionamentos

Marina Monzillo

Cristina Campos
Internautas estão recebendo desenhos feitos de emoticons que parecem uma mensagem carinhosa. Deve ser evitado clicar no ícone. Pode ser a porta de entrada de vírus

Aos poucos, o “scrapbook” do Orkut (www.orkut.com), tão celebrado como um dos melhores métodos na internet para se iniciar, manter ou retomar contato com os amigos, vai mostrando que não é essa maravilha toda e merece cuidado.

Primeiro, a falta de privacidade das mensagens já afastou muita gente da página de recados. Depois, os “spams” apareceram e começaram a tomar conta. A mais recente febre, porém, pode ser algo mais do que uma simples mensagem indesejada. Há um novo golpe dos hackers que está se difundindo através de scraps e também em blogs.

Muitos internautas estão recebendo desenhos feitos de emoticons que parecem uma mensagem carinhosa, de amizade ou amor. Alguns têm o formato de bichos, como macaco e mamute, ou de uma bomba ou um calhambeque. As imagens são links para páginas da web com animações engraçadas. Mas especialistas alertam que esses links também podem ser porta de entrada para vírus. A dica é nunca clicar em desenhos enviados por pessoas estranhas. E mesmo se vier de um amigo, evite entrar. Ele pode estar desavisado e, sem querer, ajudando a propagar a praga que pode roubar senhas bancárias e cartões usados no seu computador.

Jayme de Carvalho JR. / Carlos Magno
Clique aqui
www.uol.com.br/mostra

Antes de correr para o cinema, uma parada indispensável é o site oficial da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, contendo as informações sobre a 29ª edição, que se inicia no próximo 21 de outubro e se estende até 3 de novembro. Entre os filmes mais aguardados estão Cidade Baixa, de Sérgio Machado, A Noiva-Cadáver (foto), de Tim Burton, Flores Partidas, de Jim Jarmusch, e uma versão restaurada do clássico russo O Encouraçado Potemkin, dirigido por Sergei M. Eisenstein
em 1925.

A nova arte e a atualização acabaram de sair do forno. Como os cinéfilos já se acostumaram a ver nos anos anteriores, a página traz calendário da programação, sinopses dos filmes, resumo sobre os diretores, fotos, notícias e venda de ingressos online.

www.globo.com/bangbang

Mais uma vez, a Globo capricha na arte do site da sua nova novela. Passando o mouse por uma imagem panorâmica da cidade fictícia de Albuquerque, o público encontra tudo que deve saber sobre Bang Bang, a novela escrita por Mario Prata para o horário das sete. Resumo dos capítulos, sinopse da história, tudo sobre os personagens, curiosidades de bastidores, enquetes, entrevistas com o elenco e produção, opinião dos noveleiros internautas sobre o folhetim e brindes estão disponíveis.