Diversão & arte - Televisão  

Leia também

Cinema Internet  Música
Exposição  Livros  Teatro
Foco / Fama
Programa quer consolidar talentos

Dirceu Alves Jr.

Fotos: Divulgação
Angélica comanda a quarta temporada do programa, agora, inspirado nos festivais de MPB

A quarta temporada do programa Fama entra no ar no sábado 16, às 14h40, com uma proposta mais ambiciosa que suas edições anteriores, exibidas entre 2002 e 2004. O programa apresentado por Angélica ameniza a proposta de ser um reality show com 14 aspirantes a cantor para se transformar efetivamente em uma tentativa de revelar talentos para a MPB. O diferencial desta vez é que o Fama conta com a participação de um júri, formado pelo produtor musical Guto Graça Mello, o diretor Carlos Magalhães e a cantora Luciana Mello. O trio será encarregado de avaliar as apresentações de cada um dos concorrentes e indicar o melhor da semana, aquele que ganhará imunidade. O público continua com poder decisivo no resultado. Serão os telespectadores que definirão, com participações pelo telefone e internet, o nome do eliminado da semana. A evolução será conferida em cinco boletins diários de Fama apresentados na programação da Globo, além de especiais no canal Multishow e uma cobertura completa no site do Fama no globo.com.

Essa mudança nas regras do Fama pega carona no revival dos festivais de MPB que serão realizados pelas redes Bandeirantes e Cultura no segundo semestre para reeditar os eventos do gênero das décadas de 60 e 70. A pouca repercussão dos vencedores das três primeiras edições, Vanessa Jackson, Marcus Vinícius e a dupla Hugo e Thiago, também levou a produção do programa a repensar as regras. Para chegar aos 14 classificados foi feita uma meticulosa triagem que culminou em eliminatórias com shows ao vivo em quatro capitais – Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Brasília – envolvendo os 40 semifinalistas de cada região.

A paulista Angelita Furtado, selecionada em São Paulo, no sábado 9, escolheu a canção “Romaria” e cravou a classificação. “Meu pai é peão, minha família mora toda no interior. Eu me identifico muito com essa música porque também vim de longe para realizar meu sonho”, confessou. A carioca Evelyn Castro, 24 anos, agradeceu a Deus emocionada a classificação. “Comecei a cantar em uma igreja e tenho muita fé. Foi Deus que descobriu meu talento e me deu esta oportunidade”, diz ela. Investindo no sonho de cada um, a Globo tenta reverter as opacas primeiras três temporadas de Fama e transformá-lo realmente em um celeiro de talentos.

Quem é
Confira quem são os 14 classificados para a nova temporada do programa

André Cavalcanti, 29 anos,
natural de Fortaleza (CE)

Angelita Furtado, 27 anos,
natural de Piracicaba (SP)

Cassiano Paim, 24 anos,
natural de Vacaria (RS)

Cynthia Pampolha, 27 anos,
natural de Belém (PA)

Evelyn Castro, 24 anos,
natural do Rio de Janeiro (RJ)

Fábio Souza, 26 anos,
natural de Ilhéus (BA)

Itauana Ciribelli, 24 anos,
natural de Fortaleza (CE)

Leticia Martins, 29 anos,
natural de São Paulo (SP)

Marcos Teixeira, 27 anos,
natural de Curitiba (PR)

Shirle de Moraes, 27 anos,
natural de Santa Maria (RS)

Priscila Barutti, 29 anos,
natural de Goiânia (GO)

Thales Junior, 20 anos,
natural de Brasília (DF)

Tiago Gaspar, 22 anos,
natural de Muzambinho (MG)

Verônica Bonfim, 30 anos,
natural de Viçosa (MG)