Diversão & arte - Televisão  
André Durão

Pódio - Os 5 livros fundamentais de
Paula Picarelli

A Festa do Bode
(Mario Vargas Llosa)

Cem Anos de Solidão
(Gabriel García Márquez)

Orlando
(Virginia Woolf)

O Livro de Mirdad
(Mikhail Naimy)

A Poética do Devaneio
(Gaston Bachelard)

• • •

Leia também

Cinema
Exposição
Gastronomia
Internet
Livros
Música
Teatro
• • •
Foco - Entrelinha
O mundo dos livros na tela da tevê
Thaís Ferrite

A partir do domingo 10, às 21h30, os livros conquistam um espaço inédito na tevê aberta. A estréia do programa Entrelinhas, apresentado pela atriz Paula Picarelli na TV Cultura, quer unir a literatura e a tevê na divulgação de novos autores e difusão do hábito da leitura sem qualquer linguagem didática ou careta.

Entrelinhas foca sua câmera no universo da ficção, mostrando novidades editoriais, clássicos fundamentais em qualquer estante e reportagens sobre a vida dos escritores, os hábitos dos leitores e a relação das pessoas que trabalham com livros. Na estréia, já poderão ser conferidas uma homenagem a Lygia Fagundes Telles, vencedora do Prêmio Camões 2005, e uma matéria sobre a cidade de Curitiba a partir do universo de um de seus filhos mais ilustres, Dalton Trevisan. “Tentamos um equilíbrio entre a profundidade da literatura e a leveza da tevê para atrair um público amplo. Queremos conquistar pelo dinamismo”, afirma o editor-chefe do programa, Ivan Marques.

A responsável para convencer o telespectador a embarcar nessa viagem é Paula Picarelli, 27 anos, que interpretou a lésbica Rafaela na novela Mulheres Apaixonadas, em 2003, e faz parte da estratégia da TV Cultura de colocar rostos conhecidos à frente de suas atrações. Amante do teatro, Paula enfrenta um desafio a mais em Entrelinhas. “Minha relação com os livros é muito nova, comecei a tomar gosto faz cinco anos”, afirma ela. Para Paula, essa familiaridade recente com as letras não representará empecilho para sua performance diante de um programa tão específico. “Já estou absolutamente envolvida”, diz a atriz.