Reportagens  
 Deixe aqui o seu comentário
 Envie esta matéria para um amigo
Televisão
Mulher apaixonada

Destaque em América, Simone Spoladore deixa para trás o estigma de interpretar somente mocinhas de época na tevê e comemora um ano de namoro com o filho do cineasta Glauber Rocha
texto: Mariana Kalil
fotos: alexandre sant’anna
Simone e Eryk se conheceram na gravação do curta Dramática
A euforia que pontua o momento profissional e pessoal de Simone Spoladore não condiz com seu jeito tímido, introspectivo e escasso de sorrisos. Em um primeiro momento, suspeita-se até que não há novidade para ser contada. Mas há – e muita. Ao discorrer sobre cada uma delas, Simone mantém o tom de voz monocórdico, o delicado olhar blasé e despeja à sua maneira toda peculiar de ser a alegria de quem vivencia um grande momento na frente das câmeras – e também atrás delas.

Na tevê, como a advogada Heloísa, de América, experimenta o desafio de virar a página e dar credibilidade a uma personagem contemporânea – diferente de todas as outras quatro mocinhas de época que personificou. São dois dias intensos de gravação por semana. Nos cinco restantes, tem tempo para curtir um outro tipo de prazer – a companhia do namorado Eryk Aruak Gaetan Rocha, cineasta de 27 anos e filho de Glauber Rocha, um dos líderes do Cinema Novo.

Filha de um bancário e de uma dona-de-casa de Curitiba,
a atriz de 26 anos grava dois dias por semana e nos cinco que restam curte o namoro com Eryk Rocha

Simone e Aruak se conheceram durante a gravação do curta-metragem Dramática, dirigido pela irmã do cineasta, Ana Patria Gaetan Rocha. Ao compor uma determinada cena com Simone, Ana sentiu a falta de uma segunda câmera. Chamou o irmão. Mal desconfiava que, naquele momento, encarnaria o papel de cupido de um relacionamento que já completa um ano. “Simone é uma atriz de muito talento, que sabe transitar no cinema, no teatro e na televisão”, elogia Eryk, sob a ótica de cineasta. “Já era um admirador do seu trabalho e tive o privilégio de conhecê-la pessoalmente durante o filme.”

Simone, por sua vez, abre o coração: “Estou feliz e apaixonada”. Em uma das raras vezes em que se permite o prazer de esboçar um sorriso, adianta que os dois sonham em trabalhar juntos em um projeto. Trata-se de uma relação bem mais saudável do que experimentará a personagem dela em América. Diferente de Neto (Rodrigo Faro) e Heloísa – ele, médico; ela, advogada –, Simone e Eryk compartem o mesmo ofício. Caminham juntos. E é nesse tipo de cumplicidade que Simone aposta.

Dificilmente abandonaria sua vida e sua carreira para viver a vida e a carreira de outra pessoa, como fez Heloísa para acompanhar o marido nos Estados Unidos. “Não acredito nesse tipo de relação”, enfatiza. “Quando você abre mão do que gosta de fazer, perde sua identidade e põe em declínio a saúde da vida a dois”. Soa como uma observação ambiciosa e característica de quem persegue o sucesso profissional e qualquer custo. De fato. Colocar a carreira no ponto mais alto do pódio já foi regra número um na vida dessa atriz de 26 anos.

Filha de um bancário e de uma dona-de-casa de Curitiba, primogênita de três irmãs, hoje ela se diz mais ponderada. Capaz de ceder espaço a prazeres pessoais que não podem passar despercebidos. Celebra com emoção um bom trabalho, como a participação no filme ainda inédito Vestido de Noiva, a peça de Nelson Rodrigues filmada pelo filho do dramaturgo, Jofre Rodrigues. Mas presta atenção também para a vida fora da tela. “O lado profissional é realmente importante para mim, mas está cada vez menos acima de tudo”, reflete. “Começo a perceber que a profissão tem que andar em paralelo com outras questões, como a família, os amigos e o amor.”

Sobre o antigo amor, o diretor Luiz Fernando Carvalho, com quem trabalhou no filme Lavoura Arcaica, na minissérie Os Maias e na novela Esperança, prefere calar. Uma maneira silenciosa que encontra de dar a entender – sempre à sua maneira peculiar de poucos sorrisos e do delicado olhar blasé – que essa página também já está virada.

Agradecimentos: Cristal Bijuterias e Violeta Perfumaria;
Maquiagem: Margareth Dantas