14 de fevereiro de 2000
Home
Home
Semana
Diversão e Arte
Outras Edições
Fale Conosco
Assine
Assine
Assine
Assine
Assine
Assine
Busca
 



Na Áustria, o ninho da serpente fica mais embaixo
Para analistas europeus, assessora de Haider é o perigo do novo governo

Passado o susto pela formação de um governo de extrema-direita na Áustria, o horizonte parece clarear um pouco mais. Os analistas políticos europeus estão chegando à conclusão de que a grande ameaça talvez não resida na pessoa de Jörg Haider - considerado por eles um "populista de segunda" ou um "brigão de botequim". O perigo, advertem, é mais embaixo. E veste saias. Trata-se da advogada e ex-deputada Susanne Riess-Passer, colocada por Haider no cargo de vice-primeira-ministra. Susanne nasceu há 39 anos na minúscula Braunau am Inn, no interior da Áustria - exatamente onde veio ao mundo, em 1889, Adolf Hitler. Mera coincidência? Parece que não. Conhecida na Áustria como "Schwarze Schlange" ("Cobra Negra"), a bela e elegante Susanne é considerada o alter-ego de Jörg Haider e a única pessoa em quem ele confia de olhos fechados. O medo que a serpente inspira se justifica: a única unanimidade a seu respeito é a certeza de que ela está milhares de quilômetros à direita de Haider.

Feios, sujos e sem casa
Uma multidão que parecia saída do filme Feios, Sujos e Malvados acampou na semana passada na porta da mais cara loja de Paris, a Maison Dior. Durante 12 horas gritaram slogans contra as elegantes madames que entravam e saíam da butique, envoltas em casacos de pele. Os manifestantes passaram o dia cercados por 50 policiais, encarregados de protegê-los de alguma ameaça dos parrudos seguranças da loja. Eram os Sem-Teto de Paris, protestando contra os Com-Teto.

Templo do pecado
Parece praga. Menos de 24 horas após Gente advertir o bispo Edir Macedo dos pepinos que sua igreja poderia enfrentar na França, e primeira bomba explodiu. A Prefeitura de Paris proibiu a Igreja Universal do Reino de Deus de instalar um templo na cidade. O local escolhido por Sua Eminência Reverendíssima, o centenário teatro La Scala, quem diria, recende a pecado. Após abrigar um célebre bordel, no século passado, nos últimos dez anos funcionava no La Scala um cinema pornô.

Foto: Nelson Peixoto/AEê
Clô Orozco: coleção atual justifica ufanismo

Ufanismo justo
Uma revoada de brasileiras elegantes pousou na França nos últimos dias para ver os desfiles. As moças embarcaram de volta convencidas de que quem tinha razão era o velho conde de Afonso Celso, com o seu "Por que me ufano do meu país". De tudo o que viram, nada fica a dever ao new-chic exibido em São Paulo duas semanas atrás pela Huis Clos, grife da bela estilista Clotilde Orozco.

Goleada brasileira
Central do Brasil, de Walter Salles Jr., foi exibido na quarta-feira passada pelo canal 5 francês. Deu cinco pontos de audiência - o que aqui é considerado uma goleada.

Errei, sim
Duas semanas atrás "Gente no Mundo" comeu mosca. A empresária Eliana Tranchesi esclarece que a Maison Gucci só encerrou no Brasil os contratos de licenciamento para fabricação de seus produtos. O contrato da Gucci com a butique Daslu não só não chegou ao fim como acaba de ser renovado por mais três anos.

 

Boletim Assine Fale Conosco Outras edições Home Boletim Assine Fale conosco Outras edições Home