Veja também outros sites:
 
   
Diversão & arte - Exposição
Divulgação

Divulgação

Divulgação

Leia também

Cinema
Internet
Livros
Música
Teatro
Televisão

Enviar para um amigo

Foco / Fashion Passion
O mundo da moda na Oca

Ana Cláudia Paixão

Divulgação
Fashion Passion: acima, foto feita
por Bellini na prova de roupa da primeira coleção de Christian Dior, em fevereiro de 1947. À esquerda, modelo de Junya Watanabe; ao lado, casaco de André Courrèges. À direita, Coco Chanel em 1934, fotografada por Cecil Beaton

De Chanel a Lacroix, de Gisele a Madonna e Lady Di: ícones da moda estarão distribuídos em dez pavilhões nos 10 mil metros quadrados da Oca, no Parque do Ibirapuera, a partir de 14 de setembro. A Fashion Passion – 100 Anos de Moda na Oca traz cerca de 150 peças originais assinadas por 26 dos maiores estilistas internacionais e 800 imagens feitas pelos principais fotógrafos. “Nunca tantos estilistas que competem entre si estiveram juntos em uma exposição”, diz o curador da mostra, Jean-Louis Froment, fundador do Musée d’Art Contemporain de Bordeaux.

A equipe francesa teve ajuda das brasileiras Regina Guerreiro e Glória Kalil, que escolheram representar o País de forma curiosa. “A resposta que demos não é de moda, mas de cultura”, afirma Kalil. Por essa razão, elas logo adiantam que nem todos os estilistas brasileiros de destaque estarão na mostra. “Tentamos desenhar um retrato de brasilidade”, diz Guerreiro.

Em homenagem a Audrey Hepburn, Daniela Thomas e
Felipe Tassara criaram uma escadaria, inspirada no filme Cinderela em Paris, que leva o público diretamente para o pavilhão onde estão John Galliano, Paul Poiret e Christian Lacroix. Chanel é a única que não divide o espaço com outro estilista, no painel “Chanel, a Lenda”.

No total, estima-se que o custo da exposição tenha ficado em R$ 6 milhões. O valor alto impede que a exposição tenha mobilidade pelo País. “E cada peça já tem dia e hora marcada para voltar para o ateliê de onde saiu”, explica Emilio Kalil, diretor da BrasilConnects, que promove a mostra.

Pavilhão da Oca – Parque do Ibirapuera
São Paulo
tel. (11) 3706-6000. Até 5/12.