Veja também outros sites:
 
   
Carta ao Leitor
Felipe Barra
Ana Luiza Castro (de vestido):
ensaio na marina
Wellington Cerqueira
Mariane Morisawa entre Dilma e Vanessa Lóes


 

Fotografias para convencer

Wellington Cerqueira
Jonas Furtado e Edu Lopes: histórias e fotos que só Gente é capaz de oferecer a seus leitores
A conhecida sentença de que uma imagem vale mais do que mil palavras não serve apenas para traduzir o impacto da fotografia encantadora, inusitada ou surpreendente. Ela embute também a idéia de que o fotógrafo fala com o olhar. E, neste caso, falar bem é dominar a luz, estar atento a sombras e contrastes, fazer composições geométricas, saber capturar um instante. Com a técnica a serviço de muitos profissionais, o que deveria então diferenciar os bons fotógrafos daqueles especiais?

No caso de Edu Lopes, autor do ensaio de capa desta edição, a resposta passa, em grande parte, pelo fato de que ele não trabalha apenas para ver, mas para convencer. No contato com as celebridades que passam pelas suas lentes, o diálogo mais importante que ele estabelece não é intermediado pela Canon 1-Ds, com a qual clica as personalidades. O fundamental é a conversa, a construção da empatia e confiança que serão reveladas ao longo da sessão de fotos. Edu as faz enxergar as imagens antes de acender os holofotes e estourar o primeiro flash.

Com a percepção dos bons repórteres, Edu Lopes e Jonas Furtado vislumbraram no atual momento profissional da apresentadora Eliana o ponto de mudança a separar a loira dos programas infantis de um mulher mais segura de si. Numa primeira conversa, souberam ouvir Eliana e interpretaram sua ambição. E, após quatro horas de trabalho, na mansão da apresentadora, no condomínio de Alphaville, em São Paulo, completaram a reportagem com histórias e fotos que só Gente é capaz de oferecer a seus leitores.

Luciano Suassuna, Diretor de Redação