24 de janeiro de 2000
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Burn To Shine
Ben Harper arrisca sonoridade mais pesada no quarto disco

Ramiro Zwetsch

Aclamado por público e crítica, o cantor, compositor e guitarrista californiano Ben Harper já amealhou 2 milhões de cópias em vendas pelo mundo com seus três primeiros discos e conquistou definitivamente a platéia brasileira ao se apresentar no Free Jazz de 1998.

Parte do seu público - acostumado a sua levada folk rock tranqüila e acústica - torceu o nariz para as incursões por um território mais pesado nesse novo trabalho, Burn To Shine. Mesmo as levadas mais lentas são interrompidas por solos de uma guitarra distorcida - mais agressiva do que habitualmente - como em "The Woman in You" e "Please Bleed". A terceira, "Less", é introduzida por um enganoso berimbau que logo cede espaço ao peso da guitarra, bateria e baixo - além de um vocal rasgado -, resultando em um golpe seco no estômago.

Aquele clima relaxante que acompanhava Harper nos primeiros discos ainda aparece em faixas isoladas, como a de abertura "Alone" e na agradável "Two Hands of a Prayer". Em "Suzie Blue", ele viaja para o velho Oeste dos anos 20 criando um clima de cabaré, na companhia da Real Time Jazz Band, com direito a clarineta, trombone e banjo.

Burn to Shine nos apresenta uma quebradeira das boas, que poucos artistas são capazes de oferecer. Se por um lado esse barulho pode incomodar alguns ouvidos, por outro, os cabeludos vão começar a enxergar Harper com olhos mais generosos.
Barulhinho bom

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