24 de janeiro de 2000
Home
Home
Semana
Diversão e Arte
Outras Edições
Fale Conosco
Assine
Assine
Assine
Assine
Assine
Assine
Busca
 

Leia também:

Televisão
Fantasia
Amor que Fica
Ed Banana
Popular

Cinema
Dogma
Gigantes do cinema

Teatro
Boca de Ouro
A Tempestade

Música

O Ser da Tempestade
Burn to Shine
Ares de Havana


Exposições

Amílcar de Castro
Os 90


Livros

Ivo Pitanguy
Sexo
Sobre a Fazenda
Heróis anônimos do Brasil


Internet

Oscar
Críticos de cinema


Exposição - Arte contemporânea

Os 90
Mostra faz um retrato da geração de artistas dos anos 90

A década de 90 foi, sem dúvida, o período mais prolífero das artes plásticas no Brasil, desde meados do século. Nunca se viram tantas obras de qualidade surgirem em tão curto espaço de tempo, e jamais a difusão de nossa arte foi tão grande no exterior. Desde o início, porém, essa produção declarou sua diferença em relação à década anterior, quando pululavam obras efusivas e grandiloqüentes. Poucas ficaram.

Os anos 90, ao contrário, resgataram o espírito da reflexão que já havia vigorado no passado - tanto no construtivismo dos anos 50, quanto no conceitualismo das obras dos 70. Mas os artistas emergentes diversificaram suas referências, investiram em novos suportes tentando compor seu próprio tempo histórico e o grande mosaico da vida contemporânea. Os 90, mostra em cartaz no Paço Imperial do Rio de Janeiro, é uma seleção de talentos surgidos no período. Nove curadores foram convidados a apontar apenas dois nomes cada, o que revelou a dificuldade de escolha e a exclusão de nomes importantes.

De qualquer forma, a exposição recria a atmosfera que reinou na década e revela a maturidade que muitos jovens artistas já conquistaram. Há alguns que francamente caminham para uma inserção definitiva na história da arte brasileira, apesar das carreiras recentes. Ernesto Neto, José Damasceno e Marepe podem vir a significar para os 90 o que Tunga, José Resende e Waltércio Caldas foram para os 70. (L.C)

Espírito do fim de século
Até 5 de março - Paço Imperial - Praça XV de Novembro, 48 - Rio de Janeiro

Boletim Assine Fale Conosco Outras edições Home Boletim Assine Fale conosco Outras edições Home