Veja também outros sites:
Home •• Revista ••Diversão & Arte    
Diversão & arte - Música

18/08/2003

   
Divulgação
Ana Carolina gravou seu CD e saiu do estúdio com um DVD preparado
 

Foco - Indústria
DVDs são prioridade de gravadoras

Mauro Ferreira

 

Ana Carolina já gravou seu terceiro CD, Estampado. Além do disco, que chega às lojas neste mês, a cantora preparou um DVD com imagens de estúdio e participações de Maria Bethânia e João Bosco para ser lançado até outubro. Jorge Vercilo finaliza seu quinto álbum e faz também um DVD com o making of do CD. Não é mera coincidência. Os vídeos digitais são prioridade na indústria fonográfica brasileira. “Cada vez mais vamos colocar um artista no estúdio, e ele sairá de lá nos entregando um CD e um DVD. O DVD é importante pela banalização que o CD vem sofrendo nos últimos anos”, analisa André Matalon, diretor de marketing da EMI, que já vendeu 382,8% de DVDs a mais em relação ao mesmo período do ano passado.

Matalon não exagera. Com 59% do mercado de CDs tomado pela pirataria (estimativa da Associação Brasileira de Produtores de Discos, ABPD), as gravadoras investem cada vez mais nos DVDs para amenizar a crise. “Em breve, a música não irá mais prescindir da imagem. O mercado de DVDs está em franca expansão, livre da pirataria, pois o DVD é uma mídia difícil de ser copiada. Vamos apostar cada vez mais nela”, atesta Max Pierre, vice-presidente artístico da gravadora Universal, que contabiliza 65 mil cópias vendidas do DVD Acústico MTV do Kid Abelha, atual campeão da gravadora no setor. Para breve, a Universal anuncia DVDs de Prince, Baden Powell e Zeca Pagodinho.

Os DVDs não estão imunes à pirataria, como diz Max Pierre,
mas nunca são copiados com a qualidade do produto original – daí a preferência do público pelos legítimos. “O DVD cresce porque ainda é uma inovação no mercado, além de sua rela-
ção custo-benefício ser maior do que a do CD”, compara Alexandre Schiavo, diretor de marketing da Sony Music,
que lançará em breve DVDs dos grupos Jota Quest, Clash, CPM22 e Destiny’s Child.

Nas lojas, a mudança de perfil do mercado é visível nas prateleiras, muitas já ocupadas por DVDs. “A tendência é trabalhar cada vez mais com DVDs e menos com CDs”, confirma Gilberto Legey Filho, gerente de vendas da Music Land, cadeia de lojas que credita aos DVDs 30% do total de suas vendas.

 

 

 

 

 

 

 

Clique para vê-la ampliada
EDIÇÃO 211
ENQUETE
Na sua opinião, quem é a pior apresentadora da televisão brasileira?
:: VOTAR ::
QUEM SOU EU?
 
FÓRUM

Você é noveleiro?

 BUSCA

Aniversário

Colocamos as principais notícias do ano que você nasceu em uma home page.
RESUMO DAS NOVELAS
Saiba o que vai acontecer durante a semana na sua
novela preferida
• Fale conosco
• Expediente
• Assinaturas
• Publicidade
 
| ISTOÉ | ISTOÉ DINHEIRO | PLANETA | EDIÇÕES ANTERIORES | ESPECIAIS |
| ASSINE A NEWSLETTER | ASSINATURAS | EXPEDIENTE | FALE CONOSCO | PUBLICIDADE | AVISO LEGAL
© Copyright 1999/2003 Editora Três