06 de dezembro de 1999
Home
Home
Semana
Diversão e Arte
Outras Edições
Fale Conosco
Assine
Assine
Assine
Assine
Assine
Assine
Busca

Leia também:

Televisão
Video Show
Afinando a Língua
MTV contra-ataca
Te Vi na TV
Futura: páreo para tevê pública

Cinema
Fim dos Dias
Mero Acaso
O craque brasileiro dos desenhos

Música

Amor ao Vivo
Alanis Morissette MTV Unplugged
Edson Cordeiro
Cowboy ano 2000


Livros

Portraits
Gente do Século - Marilyn Monroe
Negro, por escrito


Teatro

Honra
Balé Natalino


Internet

Festival DiCaprio
Fofocas quentinhas


Televisão - Foco

Futura: páreo para tevê pública
Canal da Fundação Roberto Marinho usa nomes de prestígio e ganha público

Gabriela Mellão

Camila Pitanga, Caio Blat e Tony Bellotto dão visibilidade. O professor de Harvard Roberto Mangabeira Unger e o jornalista Gilberto Dimenstein agregam credibilidade e consistência ao Futura, o primeiro canal educativo privado do País, que em pouco mais de dois anos já conquistou prestígio, com o público de sete mil instituições que recebem seu sinal por televisão de assinatura ou gratuitamente, entre hospitais, presídios, creches e escolas.

O Futura é um projeto da Fundação Roberto Marinho em parceria com 15 grupos empresariais, que contribuem anualmente com R$ 1,2 milhão cada um para que o canal mantenha o padrão de colocar no ar oito horas de programação inédita por dia. O canal funciona como um instrumento pedagógico que alcança públicos de três níveis de formação educacional - infantil, médio e profissional -, ensinando de ciência a temas relacionados ao exercício da cidadania. “O Futura é feito para os que não têm acesso à educação como deveriam”, diz Hugo Barreto, superintendente de teleducação da Fundação Roberto Marinho. O objetivo vem sendo atingido com louvor: mais de 1,2 milhão de pessoas usam o canal para fins educacionais, 80% em escolas.

Na contracorrente da Rede Cultura, que vem comercializando espaços publicitários, o Futura não tem comerciais, mas intervalos educativos entre os programas. Vinícius de Oliveira é um dos mais recentes garotos-propaganda, com a série Que Bicho é Esse?, com dicas e charadas sobre animais.

Boletim Assine Fale Conosco Outras edições Home Boletim Assine Fale conosco Outras edições Home