06 de dezembro de 1999
Home
Home
Semana
Diversão e Arte
Outras Edições
Fale Conosco
Assine
Assine
Assine
Assine
Assine
Assine
Busca

Leia também:

Televisão
Video Show
Afinando a Língua
MTV contra-ataca
Te Vi na TV
Futura: páreo para tevê pública

Cinema
Fim dos Dias
Mero Acaso
O craque brasileiro dos desenhos

Música

Amor ao Vivo
Alanis Morissette MTV Unplugged
Edson Cordeiro
Cowboy ano 2000


Livros

Portraits
Gente do Século - Marilyn Monroe
Negro, por escrito


Teatro

Honra
Balé Natalino


Internet

Festival DiCaprio
Fofocas quentinhas


Televisão - Educação

Afinando a Língua
Música e poesia são matéria-prima em programa de Tony Bellotto

Paula Alzugaray

Foto: Divulgação

Afinando a Língua (Futura, sexta-feira, 21h30) vem somar dinamismo aos programas sobre língua portuguesa. Se o professor Pasquale, da Rede Cultura, já havia descontraído a linguagem, libertando o gênero da chatice crônica, agora o Canal Futura dá alguns passos adiante.

Para começar, convidou o titã Tony Bellotto para ser o apresentador, o que já funciona como uma chamada para o público jovem. Formou uma equipe que inclui a escritora Bia Corrêa do Lago e uma professora de língua portuguesa convidada a cada programa para dar respaldo técnico. Criou quadros gravados em estúdio e repletos de depoimentos de rua colhidos em todo o Brasil. Mas o mais interessante é ter transformado clipes de música e textos literários e jornalísticos em material didático.Os programas serão temáticos.

Na primeira edição, cujo tema foi o dinamismo da língua, Bellotto foi feliz ao dizer que “a língua é nossa roupa, mas nem por isso é uma camisa-de-força. Quanto maior o guarda-roupa de falas, melhor”. O clipe escolhido para ilustrar a matéria foi “Brasil é o País do Swing”, de Fernanda Abreu, cuja letra é cheia de gírias e americanismos. Bia Corrêa entrevistou o cantor Herbert Vianna e promete trazer Caetano Veloso e João Ubaldo Ribeiro nas próximas edições.
Programa com ginga e swing

Boletim Assine Fale Conosco Outras edições Home Boletim Assine Fale conosco Outras edições Home