06 de dezembro de 1999
Home
Home
Semana
Diversão e Arte
Outras Edições
Fale Conosco
Assine
Assine
Assine
Assine
Assine
Assine
Busca

Leia também:

Televisão
Video Show
Afinando a Língua
MTV contra-ataca
Te Vi na TV
Futura: páreo para tevê pública

Cinema
Fim dos Dias
Mero Acaso
O craque brasileiro dos desenhos

Música

Amor ao Vivo
Alanis Morissette MTV Unplugged
Edson Cordeiro
Cowboy ano 2000


Livros

Portraits
Gente do Século - Marilyn Monroe
Negro, por escrito


Teatro

Honra
Balé Natalino


Internet

Festival DiCaprio
Fofocas quentinhas


Livros - Fotografia

Portraits
A força do retrato dá vida ao oitavo livro de Claudio Edinger

Lilian Amarante

Em 1996, a atriz Adriana Esteves foi capa da revista americana Time. A foto - na qual Adriana aparece na praia, de camisola vermelha - está no livro Portraits (DBA, 96 págs., R$ 49), de Claudio Edinger, um dos poucos fotógrafos brasileiros com espaço e talento reconhecidos no exterior.

No livro, além de Adriana Esteves, estão em foco Malu Mader, Bruna Lombardi, empresários, pintores, jornalistas, intelectuais e atletas como Pelé, Raí e Maurício, do vôlei.

Boa parte dos retratos é recente, mas alguns têm quase 20 anos - o de Woody Allen, por exemplo, foi tirado em 1980. Diferentes nas datas, as fotos têm em comum a liberdade criativa de Edinger, sempre disposto a experimentar tecnicamente. Ora supercoloridos, ora em preto e branco, os fotografados podem surgir fora de foco ou deformados pela luz. Assim, anônimos ganham status de personagens e famosos são despidos de suas figuras públicas.

Atrás das lentes fotográficas desde 1974, trabalhando com regularidade para revistas brasileiras e americanas e expondo em várias galerias internacionais, o carioca Claudio Edinger consegue mostrar em seu oitavo livro, Portraits, um pouco de tudo o que já fez. E fez bem.
Vale tudo.

.

Boletim Assine Fale Conosco Outras edições Home Boletim Assine Fale conosco Outras edições Home