Clique para ver a capa ampliada
EDIÇÃO 131
 CAPA
 ÍNDICE
 Exclusivo Online
 BATE PAPO
 GALERIA DE FOTOS
 JOGOS E TESTES
 MULTIMÍDIA
 QUIZ
 SEÇÕES
 ACONTECEU
 BASTIDORES
 CELEBRIDADE
 DIVERSÃO & ARTE
 ENTREVISTA
 ESTILO
 EXCLUSIVAS
 IMAGENS DA SEMANA
 INTERNET
 MODA
 MUNDO
 QUEM SOU EU?
 REPORTAGENS
 URGENTE
 SERVIÇOS
 ASSINATURAS
 ASSINE NEWSLETTER
 EDIÇÕES ANTERIORES
 ESPECIAIS
 EXPEDIENTE
 FALE CONOSCO
 PUBLICIDADE
 BUSCA

 

 

04/02/2002

DRAMA

PATRÍCIA PILLAR
Batalha contra o câncer

A atriz e namorada de Ciro Gomes é diagnosticada com câncer de mama, retira tumor no dia 7 de dezembro e tem apoio do presidenciável, que cancelou compromissos políticos para estar com ela

Juliana Lopes; Colaboraram Tiago Ribeiro e Cecília Maia

Carol Feichas
Patrícia passou dois dias internada no Hospital Samaritano para retirar o câncer: Ciro Gomes, que não saiu do lado da namorada, estava nervoso e fumava sem parar

A agenda do presidenciável Ciro Gomes, 44 anos, sofreu mudanças sensíveis no final do ano passado. A maior, segundo amigos, foi o não comparecimento a um congresso do PPS, realizado no dia 14 de dezembro no Rio Grande do Sul pela manhã e Rio de Janeiro à tarde e no dia 15 em São Paulo. Era um evento importante do partido ao qual é filiado e ele cancelou sua participação. “Ele me disse que estava com um problema de saúde na família”, contou o deputado Roberto Freire (PPS-PE), presidente do partido. Apenas um seletíssimo grupo de pessoas sabia, mas Ciro estava preocupado com o a saúde de sua namorada, a atriz Patrícia Pillar, 37 anos.

Fábio Motta/AE

Surpreendida com um tumor maligno em seu seio esquerdo depois de uma visita de rotina ao ginecologista, Patrícia submeteu-se a uma cirurgia no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, para extirpar o câncer, detectado em estado inicial. Foi internada no dia 7 de dezembro e teve alta dois dias depois. No hospital, Patrícia entrou aparentemente tranqüila. Já Ciro, no auge do nervosismo, fumava sem parar e não desgrudou da namorada um minuto sequer. No dia 13 de dezembro, ela retornou ao hospital para uma revisão. A atriz tornou pública a doença na terça-feira 29 por intermédio de uma nota à imprensa.

O próximo passo de Patrícia será fazer quimioterapia adjuvante, tratamento complementar à cirurgia. Por ser menos radical do que as quimioterapias receitadas para casos mais graves, os médicos não crêem que a atriz venha a perder cabelos. O tratamento será feito numa clínica especializada em oncologia, também no Rio de Janeiro.

Preocupada em servir de exemplo para que as mulheres se previnam do câncer, como fez a apresentadora Ana Maria Braga no ano passado, Patrícia explicou na nota divulgada por sua assessoria as razões para dividir com o público a doença: “Sempre reservada em relação a sua vida particular, Patrícia decidiu tornar público este fato para evitar possíveis especulações a respeito de sua saúde e por considerar que a atitude poderá encorajar outras mulheres na busca de prevenção e tratamento contra o câncer”, diz um trecho da nota. Patrícia chegou a ser convidada para participar de campanhas sobre a doença, como a Câncer de Mama no Alvo da Moda, do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, da qual várias celebridades participaram. Só não o fez por motivos de agenda.

Reservado, Ciro Gomes só comentava o assunto com alguns familiares de Patrícia. Nem mesmo seus assessores particulares tinham conhecimento do fato. Sabiam apenas que, por algum motivo misterioso, o presidenciável estava com uma agenda política fraca. Só na penúltima semana de janeiro ele voltou a marcar compromissos. Na terça-feira 29, telefonou para Egídio Serpa, seu assessor de imprensa, avisando-o do conteúdo da nota divulgada por sua namorada.

O relacionamento de Ciro Gomes e Patrícia Pillar começou de forma discreta. Os dois se conheceram em 1994 quando ele, então ministro da Fazenda do governo Itamar, assinou um decreto relacionado a negócios cinematográficos. Cinco anos depois, já em processo de separação de sua ex-mulher, Patrícia Gomes, Ciro e Patrícia começaram a dar pistas de que estavam juntos. Logo assumiram o namoro e desde então, vivem um romance na ponte-aérea Rio-Fortaleza.

Comente esta matéria
 



Quiromancia
Altar Virtual
Cartomancia
Novo Tarô
Biscoito da sorte
Realejo
Bola 8
Par perfeito
I-Ching
Runas
Vidente
Numerologia
Horóscopo
 
ENQUETE
Você acha que o banqueiro Marcos de Magalhães Pinto, do Banco Nacional, tem direito de recorrer da sentença em liberdade, como determinou o presidente do STF Marco Aurélio Mello?
:: VOTAR ::
 
FÓRUM
O que você achou da atitude da atriz Patrícia Pillar de assumir publicamente a luta contra um câncer de mama como forma de alertar outras mulheres para a necessidade de exames regulares?
 
CHAT
Nome (até 20 caracteres):
Escolha uma sala
 
 

| ISTOÉ | DINHEIRO | PLANETA | ISTOÉ DIGITAL |
EDIÇÕES ANTERIORES | ESPECIAIS |
| ASSINE A NEWSLETTER | ASSINATURAS | EXPEDIENTE | FALE CONOSCO | PUBLICIDADE | AVISO LEGAL
© Copyright 1999/2002 Editora Três