Clique para ver a capa ampliada
EDIÇÃO 129
 CAPA
 ÍNDICE
 Exclusivo Online
 BATE PAPO
 GALERIA DE FOTOS
 JOGOS E TESTES
 MULTIMÍDIA
 QUIZ
 SEÇÕES
 ACONTECEU
 BASTIDORES
 CELEBRIDADE
 DIVERSÃO & ARTE
 ENTREVISTA
 ESTILO
 EXCLUSIVAS
 IMAGENS DA SEMANA
 INTERNET
 MODA
 MUNDO
 QUEM SOU EU?
 REPORTAGENS
 URGENTE
 SERVIÇOS
 ASSINATURAS
 ASSINE NEWSLETTER
 EDIÇÕES ANTERIORES
 ESPECIAIS
 EXPEDIENTE
 FALE CONOSCO
 PUBLICIDADE
 BUSCA

 

 

21/01/2002

CAPA

Nu, uma proposta indecente
Ao contrário da geração dos anos 80, as jovens artistas
de hoje se recusam a fotografar nuas para alavancar a carreira e faturar alto. Com popularização dos sites de ensaios sensuais na internet, elas ganham dinheiro
sem se expor totalmente

HortênciaJuliana Paes Bruna LombardiSusana wernerDidi WagnerLuiza Brunet Sabrina ParlatoreCarolina DieckmannAdriane Galisteu

Rodrigo Cardoso

Ela sequer havia completado 18 anos, mas já era assunto em algumas rodas de bate-papo. Em 1996, a jovem atriz Carolina Dieckmann mexia com a imaginação masculina à medida que Renata – personagem sensual que ela interpretava na novela da Globo Vira Lata – aparecia na telinha. Nos bastidores, Carolina também dava o que falar graças aos rumores que a apontavam como “par constante do galã Marcelo Novaes”. Pronto. Com nome em alta, a moça bonita que despontava na Rede Globo recebeu a primeira proposta para posar nua. Empolgada, a atriz pegou um avião no Rio e desembarcou em São Paulo para uma conversa com diretores da revista masculina Playboy. “Olhava minhas fotos da novela e achava que não ia forçar a barra e nem prejudicaria a trama.”

Desse encontro, Carolina saiu convicta de que ajeitaria a vida. “Ia ser fotografada nas Ilhas Fiji e com o dinheiro daria para comprar apartamento, carro e casa de campo.” Nada mal para quem iniciava a carreira. Um segundo encontro, então, foi combinado para leitura e assinatura de contrato. Na noite anterior, porém, Carolina teve um sonho que a fez jogar tudo para o ar. “Um senhor sentado numa cadeira dizia para eu não posar, porque futuramente poderia me arrepender”, lembra a atriz. “Resolvi desistir. Em 2000, quando fui escolhida para interpretar a Camila (uma doente de câncer na novela Laços de Família), uma pessoa da Globo me disse que jamais poderia viver essa personagem se posasse nua.”
Aos 23 anos, casada com o ator Marcos Frota e mãe de David, de 2 anos, Carolina teve reação diferente quando uma nova proposta para tirar a roupa bateu à sua porta, no final do ano passado. “Não aceitaria só pelo dinheiro. Depois que meu filho nasceu, imagino o ônus que esse trabalho poderia representar para ele na escola, por exemplo.” Jovens, belas, sensuais e integrantes da nova geração de artistas como Carolina, Susana Werner, Juliana Paes, e as apresentadores Sabrina Parlatore e Didi Wagner também não têm intenção de aparecer em revistas do jeito que vieram ao mundo.

Os motivos diferem, mas deixam uma certeza, como observa um ex-editor da revista Playboy: “Posar nua era o momento de glória de muitas atrizes e modelos, pois dava uma turbinada na carreira delas. Hoje, esse tipo de trabalho não lança gente ao estrelato, como aconteceu com Xuxa e Adriane Galisteu”. Atualmente, em alguns casos, a artista até recusa a ascensão por meio da nudez. “Espero não ter que me apoiar num ensaio nu para alavancar a carreira”, diz a VJ da MTV Didi Wagner, 26 anos, três convites recusados. “Enquanto não tiver vontade de me expressar pelo meu corpo, eu não poso.”

Oito ensaios nua Ex-modelo e atriz, Luiza Brunet posou nua pela primeira vez aos 17 anos. Casada e emancipada na época, diz que o ensaio “era uma conseqüência da carreira” das belas mulheres que despontavam nos anos 80. “Fiz para estar na mídia, por dinheiro e por puro exibicionismo. Mas não faço mais.” Hoje, aos 39 anos e com a experiência de ter posado em outras sete oportunidades, ela reclama da popularização dos ensaios. “Basta ter uma barriguinha definida para ser convidada. E o pior é que as meninas saem com a revista a tiracolo, fazendo promoção. Acho horrível quando a Luciana Gimenez se oferece para posar. Isso desvaloriza tanto seu cachê que daqui a pouco ela terá de pagar para tirar a roupa.” Mãe de Yasmin, de 13 anos, que desponta como modelo e já atrai olhares maliciosos de muito marmanjo, Luiza não deixaria a filha posar nua. “Se ela cogitasse a hipótese, eu ficaria decepcionada.”

próxima >>

Leia mais:

Nu, uma proposta indecente : 1 | 2 | 3
Elas posam porque gostam

Comente esta matéria
 



Quiromancia
Altar Virtual
Cartomancia
Novo Tarô
Biscoito da sorte
Realejo
Bola 8
Par perfeito
I-Ching
Runas
Vidente
Numerologia
Horóscopo
 
ENQUETE
Que celebridade você gostaria de ver nua?
:: VOTAR ::
 
FÓRUM
O príncipe Harry confessou que fumou maconha. Mas pode ser investigado pela polícia e expulso da escola por isso. O que você pensa a respeito?
 
CHAT
Nome (até 20 caracteres):
Escolha uma sala
 
 

| ISTOÉ | DINHEIRO | PLANETA | ISTOÉ DIGITAL |
EDIÇÕES ANTERIORES | ESPECIAIS |
| ASSINE A NEWSLETTER | ASSINATURAS | EXPEDIENTE | FALE CONOSCO | PUBLICIDADE | AVISO LEGAL
© Copyright 1999/2002 Editora Três